domingo, 11 de março de 2012

Parabéns para você...

Grandes comemorações têm data marcada. É o aniversário, a formatura, o casamento; ao passar no vestibular, ver o filho nascer, ganhar uma promoção, dar entrada na casa própria. Nesses momentos, celebramos: pelo fim da luta, pela conquista merecida, pelo sonho que enfim se realiza. E trocamos abraços coletivos, estalamos os copos em brindes, tiramos fotos para o álbum usando roupas novas e nossos melhores sorrisos.

São dias inesquecíveis, esses. E vencer as grandes etapas da vida merece mesmo festa. Mas, confesso, às vezes penso que, mais do que desses grandes eventos, gosto é das pequenas comemorações. Aquelas que não são feitas ao redor de mesas enormes e quase nunca têm testemunhas. Aquelas que são só nossas, dos nossos feitos particulares – e que podem parecer bobagem para um monte de gente, mas significam muito para nós, que sabemos melhor do que ninguém das nossas aspirações e dificuldades.

Como aquele dia em que consegui mergulhar de cabeça na piscina. A gloriosa tarde em que andei de bicicleta sem rodinhas. Quando acendi o fogão pela primeira vez usando fósforos, vencendo meu pavor do fogo. A primeira noite morando sozinho. Ou mesmo coisas mais banais, como acordar e sentir a roupa mais larga na cintura. Ver a plantinha que andava murcha enfim rebrotar. Quando a receita dá certo e todos à mesa suspiram a cada garfada. Ou quando enfim encontro algo que pensei estar perdido para sempre, como o título de eleitor – ou um amigo que não via havia anos.

A vida é cheia de pequenos motivos para celebrar. Fez a baliza? Marcou um gol na pelada? Acertou passar o delineador? Terminou um bom trabalho? Hoje tem sol? Então, vamos comemorar. Pode ser só um autoelogio silencioso. Ou um “yes” e um soco no ar, como nos filmes. Quem sabe uma dancinha, quando ninguém estiver olhando. O importante é não deixar passar. Vamos ser mais generosos. Com os outros e com a gente mesmo. E celebrar cada dia e cada feito não pelo tamanho, mas simplesmente porque nos mostram que a vida é boa e que nós conseguimos, sim.

11 comentários:

  1. Alexandra Gouveiamarço 11, 2012

    Amei...

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto de um mês de férias... Rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Fernanda Silveiramarço 12, 2012

    adorei.

    ResponderExcluir
  4. Laila Santosmarço 13, 2012

    Muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Seu blog é show!

    ResponderExcluir
  6. Quantos anos? Até que enfim acabou o regime.

    ResponderExcluir
  7. Amei o texto, parabéns pela volta.

    ResponderExcluir
  8. Ana Paula Ramalhomarço 14, 2012

    Nossa vc ainda esta vivo?

    ResponderExcluir
  9. Aline Alicemarço 15, 2012

    amei o texto.

    ResponderExcluir
  10. Patricia Amaralmarço 16, 2012

    Nossa, nossa... Assim você me mata!

    ResponderExcluir
  11. Caroline Paivamarço 19, 2012

    Seu blog é excêntrico, muito bom.

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.