quarta-feira, 29 de agosto de 2007

COMUNISMO NO BRASIL

Não, eu ainda não passei no vestibular. Esse é o trote que os veteranos do Tudo de Blog passaram para nós, pobres bixetes, ehê. Achei bem criativo os assuntos e, durante uma semana, tenho que falar de cada um. Vamos lá?

A Tchecoslováquia manteve-se comunista até o final da década de 80, quando se abriu para o sistema democrático. Analisando a atual situação da política brasileira, você acha que o nosso país poderia de alguma forma se tornar comunista?

É bem difícil o nosso país tornar-se comunista. Os motivos são muitos: a classe alta não contribuiria para essa mudança (ou você acha que a elite aceitaria viver num lugar onde "tudo é de todos" ?) ; seria um processo complexo e demorado, pois o Brasil já possui um sistema político econômico fixo; temos um grande território com uma diversidade cultural imensa (o que por si só já dificultaria a implantação do comunismo); teríamos que abrir mão de novas tecnologias,
consumir somente o que é produzido aqui e ficar à margem das descobertas científicas, o que significaria um "atraso" no nosso desenvolvimento.
Vale lembrar que na teoria o comunismo é um ideal, mas na prática não ocorre como se idealiza, tanto que em países antes comunistas como a Tchecoslováquia (atualmente República Tcheca) hoje optam por uma regime democrático, buscando assim um desenvolvimento não atingido no antigo regime.
É clichê dizer isso, mas acredito que o melhor para o Brasil não é o comunismo ou a troca por qualquer outro regime, e sim um capitalismo consciente, com uma justa divisão de renda, uma política séria preocupada com os interesses reais do povo e comprometida com o crescimento desta nação.


PS: Quero agradecer à todos os blogs que me deram "presentinhos". Postarei os selos daqui alguns dias no blog, junto com as indicações. Obrigado mesmo!

Um comentário:

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.