sexta-feira, 25 de abril de 2008

Em pró da saúde

"Foi aprovado na Assembléia Legislativa o projeto de Manoel Mota (PMDB), que tem como objetivo vedar a participação de modelos com o índice de massa corporal (IMC) inferior a 18,5 , a fim de contribuir com a campanha mundial contra a anorexia nervosa."






Não é de hoje que modelos muito magras exibem seus ossinhos na passarela. A Twiggy Lawson, por exemplo, fez sucesso com seu corpinho magro. Mas só agora que a magreza exagerada tem sido sinônimo de dietas nem um pouco saudáveis, levando meninas tão jovens a enfrentarem o drama de uma anorexia nervosa.
Tratando-se do mundinho fashion, na maioria das vezes as agências exigem que a modelo emagreça alguns quilinhos para o desfile da semana seguinte. Algumas meninas apelam para métodos alternativos por conta própria, a ponto de consumirem 300 kcal por dia em épocas de eventos importantes. Agora, cá entre nós: não seria mais bonito se em todas as passarelas desfilassem meninas saudáveis? Sim, seria, até porque a maioria das mulheres brasileiras não são magérrimas como as garotas do Fashion Week.
Acho que o projeto do deputado Manoel Mota é uma possível saída para o fim de uma doença tão triste, uma vez que a anorexia esteja sendo vista como um estilo de vida e não como uma distúrbio alimentar. Meninas que nem sonham em serem modeletes enfrentam a "Ana" de uma maneira inacreditável, fazendo com que toda sua rotina gire em torno daquilo que pode ou não comer.
Claro que para nós que apenas assistimos casos como o da Ana Carolina Macan, não temos noção dos verdadeiros motivos que levam uma pessoa a desprezar comida. A pressão no trabalho e conflitos familiares também são explicações para que certas meninas se sintam "acolhidas" pela doença. A prova disso são sites pró anoréxicas e bulímicas, que mostram o quanto a doença pode sim ter diversos motivos além da busca pelo corpo perfeito.

Que a próxima coleção seja de mulheres de verdade, que preferem acima de tudo ter saúde a uma cinturinha de pilão. Que essas comam alface, mas também biscoitos de chocolate e batatas fritas. Porque não têm graça prestigiar a moda outono/inverno 2008 sem o famoso jeitinho brasileiro. Pernas mais grossas e bumbuns mais cheinhos precisam de maior valorização.

3 comentários:

  1. Fernando Garciaoutubro 14, 2009

    Verdade tem cada mulher maluca, com dietas mas malucas ainda.

    ResponderExcluir
  2. texto perfeito... parabéns

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! muito bom...

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.