domingo, 23 de dezembro de 2012

Não gosto de (Natal) Dezembro!!


Por mim, dezembro seria eliminado do calendário. Depois do 30 de novembro, a gente saltaria direto para 1º de janeiro e já começaria a pensar no carnaval. Não que novembro também não esteja se tornando um mês irritante, com as comemorações de Halloween e da Black Friday incorporando-se às tradições brasileiras. Mas, enquanto a gente não festejar o Thanksgiven, acho que dá para aguentar. Dezembro é que é puxado.

 Gosto de Natal e Ano Novo, aprecio rabanadas e roupas brancas. Meu problema é com o corre-corre que antecede essas datas. Por mais que eu me organize, em dezembro sempre tenho a sensação de estar atrasado, de estar devendo alguma coisa, de não estar cumprindo metas. Dezembro, definitivamente, não dá tempo.

Dezembro me oprime com as festas de confraternização. Fujo das que contam com minha participação. Mas não consigo fugir das dos outros. Dezembro, portanto, não é mês para se jantar ou almoçar fora. Sempre haverá um grupo de telefonistas ou de escriturários ou de jornalistas comemorando na mesa ao lado. É mês de shopping lotado. Esse obstáculo é fácil de superar. Basta não ir a shoppings por um mês. Não chega a ser um grande sacrifício. O problema é que o corre-corre característico da temporada, a sensação de estar sempre atrasado, o acúmulo de tarefas acabam adiando o momento de fazer as compras de Natal. Aos 45 minutos do segundo tempo, não tem jeito: vai-se ao shopping. É sofrimento na certa, mas como evitá-lo?

Em dezembro, há mais carros na rua e, consequentemente, mais congestionamentos. É quando a televisão tira do arquivo toda a sua coleção de filmes bíblicos. É quando o “Jornal Nacional” produz mil e uma matérias sobre a solidariedade que fazem chorar tudo que não chorei o ano inteiro. É quando os supermercados gritam ofertas de bacalhau e de vinhos com desconto. É mês de amigo oculto! Quem inventou o amigo oculto?

 O bom de dezembro é que, como os outros meses do ano, ele, mais cedo ou mais tarde, acaba. Sempre acho que é mais tarde. Penso que não sobreviverei a ele. Já cumpri 1/3 do sacrifício deste ano. Até agora, tudo bem. Mas torço para janeiro do ano que vem chegar logo.

13 comentários:

  1. Que isso Melzinho? Eu amo o Natal.

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto...

    ResponderExcluir
  3. Augusto Silvadezembro 23, 2012

    Porra cara tambem acho isso tudo, é um INFERNO o mes de Dezembro. Boa Cronica.

    ResponderExcluir
  4. Este ano não vai ter natal aqui em casa, não vai ter mesmo. Yeda minha irmã entra aqui em casa em meia hora, as vezes até antes já ta um dando na cara do outro, Deus me livre. Não quero, não quero mesmo. Palhaçada esse negocio de família. A família briga o ano inteiro, chega no final do ano todo mundo se ama. O que é isso? Falsidade! Seu Marcelo também é outro chega aqui morrendo de fome, comendo tudo, natal passado praticamente foram dois pernis um pra família e outro pra ele. Hoje em dia a gente não pode ficar sustentando filhos do outro não gente, que isso? Essa crianças também quando chegarem aqui eu vou falar. Seus amiguinhos, vão ficar aqui em casa ate às sete horas da noite, deu sete horas, cada um pra suas casas, isso aqui não é casa da mãe Joana. Quero aturar filho de ninguém não. Essas crianças ficam enfurnadas aqui o dia inteiro, comem a casa inteiro não traz nem uma pipoca. Igual este mês, agora são dois aniversários, e eu tô dura. Presente pra titia posso ate dar um sabonete, um sachêsinho que ela é velha mais ela gosta, ela gosta. E ainda sai mais barato pra mim. Agora a amiga de Luciano eu vou dar o que pra ela? Imensa de gorda! Gente gorda é objeto que se dá. Essa menina tá imensa de gorda, ela tá tão gorda que um dia de chuva ela passou aqui perto de casa, eu quase chamei achando que era um TAXI. Ta decidido, não vai ter Natal aqui em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paciência Dona Maroca... Paciência. Feliz Natal pra Senhora.

      Excluir
  5. Gabrielle Motadezembro 24, 2012

    Adorei o texto.

    ResponderExcluir
  6. Agora comecei a ler seus textos... gostei.

    ResponderExcluir
  7. Hey, muito bom... Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a Dona Maroca... rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Raquel Barbosadezembro 26, 2012

    Adorei... muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  10. Caraca menino que isso?

    ResponderExcluir
  11. Amei o texto, sua cara.

    ResponderExcluir
  12. Lívia Soledadedezembro 28, 2012

    Seu louco insano. Rsrsrs

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.