domingo, 1 de julho de 2012

Sobre os testes de personalidade.



14º Post: Da série. 


...Precisamos mesmo ser tão críticos?

 Dá pra definir quem somos com base em algumas palavras? Outro dia, num momento de ócio e com internet à minha frente (combinação explosiva!), comecei a fazer um desses testes de personalidade em algum site.
A primeira pergunta era mais ou menos assim: “Em qual grupo desses adjetivos você se encaixa melhor?
      a) Agitado, criativo, aventureiro.
      b) Poético, sensível, romântico.
      c) Determinado, racional, pratico.”
Fiquei perdido. Minha mãe sempre fala que eu sou criativo. E muitos amigos me consideram bem racional. E aí? Que alternativa escolher? Fiquei pensando. É engraçada essa nossa mania de definir o jeito de ser, o nosso e o dos outros, com algumas palavras. Se nossa personalidade fosse a mesma sempre, nosso comportamento seria bem previsível, né? Imagina: se uma amiga sua agisse de forma egoísta na hora de dividir um bombom, ela também seria egoísta na hora de viajar, de fazer um trabalho em grupo. Afinal, “egoísta” esta escrito na testa dela e, pensando bem, você nem ia querer tê-la como amiga, certo? A não ser que “boba” esteja escrito na SUA testa. Mas a nossa personalidade é bem mais complexa que isso. Essa sua amiga que é egoísta pra dividir doces pode ser uma ótima colega de trabalho em grupo. E (sem ofensas!) você pode ser boba para algumas coisas e bem esperta para outras.

Tenho uma amiga que acho muito engraçada. Mas, quando conheci um cara que trabalhava com ela, constatei que nós a descrevíamos de maneiras opostas: é que, no trabalho, ela era superséria! Por isso, acho que faz mais sentido nos dos adjetivos, mas das situações: nas ocasiões tais, a pessoa costuma agir de tal maneira (costuma!). em vez de: fulano é assim. Isso evita muita injustiça. Porque, se a gente acha que os outros são tão simples a ponto de encaixá-los em uma lista de itens, a tendência é rotulá-los. E, aí, vamos achar que aquela garota que é tagarela na escola não vai ficar quieta no cinema, e por isso nunca a convidamos para um filme, e nunca seremos amigos dela, e nunca seremos felizes! Ok, exagerei, mas você entendeu.

 Para complicar ainda mais, você pode ser egoísta/tolerante/melancólica/etc... em algumas fases e, em outras, não ser fase, mas hora do dia: sua amiga que odeia dividir doces pode estar a fim de te dar um pudim amanhã! Sem contar as tan, tan, tan, taaaan... mudanças da vida. Você pode ter sido uma exemplar pessoa X e, agora, ser uma adorável Y. Claro, aquela sua tia vai jogar na sua cara seu passado X, mas fazer o quê? Quem muda (ou seja, todo mundo) lida com isto: essa resistência ao nosso novo eu. Bom, depois de viajar tanto sobre essas questões (vocês sabem como eu viajo!), desisti do teste e saí do computador. É impossível definir minha personalidade respondendo a dez perguntas, e eu não estava nem um pouco a fim de perder tempo com isso.

 Ah, posso falar a verdade? Respondi letra C, fiz o teste até o fim e fiquei superfeliz quando recebi, no resultado, um diagnóstico de quem eu sou. E me identifiquei, mesmo sabendo que não sou daquele jeito sempre. Quem disse que teste é para ser tão levado a sério? Teste é sempre meio de brincadeira, meio verdade. E eu me divirto muito com eles.

20 comentários:

  1. Jessica Costajulho 01, 2012

    Muito bom o texto,gostei bastante!

    ResponderExcluir
  2. Boa série, curti todos os textos.

    ResponderExcluir
  3. Thomas Fonsecajulho 01, 2012

    Ainda estou pra ver um anonimo tão cronista assim.

    ResponderExcluir
  4. Olivia Silvajulho 02, 2012

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Wania Ferreirajulho 02, 2012

    Adorei, também adoro fazer esses testes em revistas e tal. Mas vc já publicou um texto sobre testes e afins eu acho não é?

    ResponderExcluir
  6. Luciana Maltajulho 02, 2012

    Seu blog é show, adorei!

    ResponderExcluir
  7. Noia você é viado?

    ResponderExcluir
  8. Então nóia, não sou viado não até porque viado éum animal, as vezes eu me eito com pessoas do mesmo sexo, mas só as vezes. Rsrsrs...

    ResponderExcluir
  9. Ah, tá! Mas que tu dá o cú. Tu dá né?

    ResponderExcluir
  10. Fabricio Kylerjulho 03, 2012

    Muito bom o texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Wallace Costajulho 03, 2012

    Adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei... Muito bom seu blog, muito bom seu texto, muito bem escrito!

    ResponderExcluir
  12. Cara já pensou em escrever um livro?

    ResponderExcluir
  13. Paloma Vieirajulho 04, 2012

    Muito louco essa sua serie.

    ResponderExcluir
  14. Estou adorando seu blog!

    ResponderExcluir
  15. Tatiane Camillojulho 05, 2012

    Legal essa cronica, parabéns. Voce escreve muito bem.

    ResponderExcluir
  16. Renata de Jesusjulho 05, 2012

    Otimo texto, continue assim.

    ResponderExcluir
  17. Yana Queziajulho 06, 2012

    Adorei seu texto, sua serie é incrivel. Já pensou em mandar pra algum produtor de televisão?

    ResponderExcluir
  18. Michel Souzajulho 06, 2012

    Muito bom, bem escrito e caramba. Fiquei louco!

    ResponderExcluir
  19. Ricardo Bartolojulho 08, 2012

    Quem é esse babaca lá em cima? Ainda posta como anonimo, bota a cara meu irmão.

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.