sábado, 28 de janeiro de 2012

Procura-se a verdade.


13º Post: Da série.


...Precisamos mesmo ser tão críticos?

Uma amiga minha tem certeza de que está sempre certa. Do conselho para alguém que acabou de terminar um namoro às melhores estratégias para ir bem numa prova: ela tem a chave de tudo. Ou acha que tem, né. Enfim. Outro dia, começamos uma dessas discussões que a gente sabe que não vai levar a lugar nenhum, mas dá o sangue nela (certo, exagerei). Ela, claro, tinha certeza de que estava com a razão, e eu, bem, er… eu também. Discussão vai, discussão vem, e eu me lembrei da placa do cachorro.

Calma, vou explicar. Um dia, eu estava andando serelepe pela rua, quando vi um poste com um desses avisos assim: “Dona desesperada procura seu cachorro, cor tal, nome tal etc”. Não sei por quê, logo imaginei que louco seria encontrar uma placa assim: “Dona desesperada procura a verdade, tamanho tal, sobre tal assunto etc”. Aí eu mesmo ri da minha divagação idiota (tenho várias, ok? Assumo!). Idiota por dois motivos. Primeiro, porque é idiota e pronto. Segundo, porque a verdade não tem dono, né? É muito triste quando a gente percebe isso, mas fazer o quê? Também odeio que chocolate engorde e que chova nos finais de semana, mas as calorias e a chuva estão aí.

É claro que, quando a gente percebe isso (que a verdade não tem dono, caso você não esteja prestando atenção), é normal pensarmos logo em seguida: “Bem, então é a festa da uva! Todas as opiniões são válidas, uhu!” Que dez da manhã é o melhor horário para comer abacate, que namoros devem durar 78 dias, que Deus existe e tem formato de girassol e que todas as pessoas que comem cereal de manhã são volúveis: tudo estaria no mesmo saco. Bom, não é beeem assim, né. Você já deve ter reparado que as opiniões não vêm do nada: tem coisas que as fundamentam.

Um agricultor vai dar um parecer melhor do que eu sobre, sei lá, plantar tomates, e quem se informa terá mais argumentos sobre as eleições do que quem não sabe o que está acontecendo. São opiniões mais bem fundamentadas, digamos, embora isso não signifique que estejam certas. Mas, para complicar um pouco, acontece de as opiniões serem bem fundamentadas para uns, mas não para outros, já que eles usam critérios diferentes para definir qual fundamento vale: o agricultor argumenta usando a técnica, um religioso fala que o melhor é aliar a técnica à oração, uma astróloga garante que não nasce nada enquanto Júpiter permanecer retrógado e um incrédulo diz que não existem tomates e tudo é uma ilusão. Ai, ai! Assim caminha a humanidade: todos brigando pela tal posse da verdade.

Voltando à minha amiga: no fim, não concordamos em tudo, mas chegamos a várias conclusões em comum. Como critério, escolhemos demonstrar racionalmente nossos argumentos: um fala, o outro rebate e assim vai por algumas horas. Que bom seria se fosse simples assim com a humanidade também, né? Mas não dá. São muitas pessoas e muitas opiniões, além de critérios, culturas e crenças diferentes. Quer dizer, isso é o que eu acho. Minha amiga tem certeza de que o mundo só vai levar mais algumas horas, ou melhor, alguns séculos, até tudo melhorar. Aliás, era sobre isso nossa discussão. O que você acha?

P.S.: Eu particularmente adoro discutir.
P.P.S.: E se o MUNDO acabar em 2012 mesmo, será que nossa discursão valeu apena?

24 comentários:

  1. Giselle do Carmojaneiro 28, 2012

    Estou bestificado com esse texto, você tem uma narrativa perfeita e a escrita então nem se fala. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  3. Amo sua série seus textos são surreais.

    ResponderExcluir
  4. Patricia Amaraljaneiro 30, 2012

    Adorei... Sua série é hilaria.

    ResponderExcluir
  5. Izabelle Tonicojaneiro 30, 2012

    Muito bom seu texto.

    ResponderExcluir
  6. Aê, escreve um livro!

    ResponderExcluir
  7. Laís Verônicajaneiro 31, 2012

    Amei o texto, adorei sua série... Você tem é historia hein!

    ResponderExcluir
  8. Gato garoto... LINDO se blog, amei!

    ResponderExcluir
  9. Henrique Cerqueirajaneiro 31, 2012

    Perfeito texto. Com você. Posso?

    ResponderExcluir
  10. Muito bem escrito. Adorei o inicio, o enredo e o desfecho.

    ResponderExcluir
  11. Marcio Françajaneiro 31, 2012

    Seu blog e hilário.

    ResponderExcluir
  12. Edson Galindofevereiro 01, 2012

    Muito bem feito.

    ResponderExcluir
  13. Karina Toledofevereiro 02, 2012

    Parabéns pela escrita.

    ResponderExcluir
  14. Pedro Américofevereiro 03, 2012

    Curti muito seu texto.

    ResponderExcluir
  15. CRISTIANO RIBEIROfevereiro 04, 2012

    ACHO QUE VOCÊ ESTA PASSANDO POR UM MAL BOCADO NÉ? SINTO ISSO. QUERIA ESTAR AI NO RJ SÓ PRA SEGURAR TUA MÃO E DISSER, "ERGA ESSA CABEÇA, METE O PÉ E VAI NA FÉ..." MENINO, VOCÊ ALEGRA MINHA VIDA E NÃO QUERO VER O MOTIVO DA MINHA ALEGRIA TRISTE. SOU SEU FÃ DESDE SEMPRE. E SE PROCURAR A VERDADE É MOTIVO DE TE DEIXAR FELIZ VÁ AO ENCONTRO DELA.

    ResponderExcluir
  16. Paula Cristinafevereiro 04, 2012

    Saudades de tu Tatu.

    ResponderExcluir
  17. Muito boa cronica.

    ResponderExcluir
  18. Laís Verônicafevereiro 11, 2012

    Gostei mais da foto. Rsrsrs

    ResponderExcluir
  19. Seu blog é muito bom.

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.