segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Me desculpem!

Ando precisando pedir desculpas. Com a sua licença, vou fazer isso publicamente: Igor e Iann, desculpa por passar mais tempo trabalhando do que vivendo a nossa família. Mãe e pai, desculpa por ter escolhido viver (mesmo que ao lado) tão longe. Dado e Mary, desculpa por ser um irmão ausente. Meus amigos amados, cujos e-mails não respondo e encontros eu perco: desculpa por não fazer parte da vida de vocês como antigamente.
Dani, desculpa por não ter ficado ao teu lado na mudança. Bianca, sinto muito por ter brigado contigo – tenho saudade de nós. Carla, lamento ter te decepcionado. Dudi, desculpa por estar sempre atrasado. Leitores: vocês não sabem, mas me fazem chorar com os comentários que me escrevem. Perdoem-me por não conseguir respondê-los. A todos que convivem comigo, peço desculpas por dar menos atenção do que vocês merecem.

Tenho raros arrependimentos na vida. São sobre coisas que não deveria ter feito, mas que se resolveram de alguma forma, ao me perdoar ou pedir perdão. Em compensação, tenho centenas de culpas – essas, sobre coisas que deveria fazer, ou que poderiam ter acontecido de outro jeito. E o problema é que, nesses casos, minhas desculpas valem muito pouco.
É porque, embora reconheça minhas falhas, e, ainda que amargue as consequências delas, quase nunca conserto meus erros. Não sei como, não consigo pôr em prática as soluções que planejo ou, sendo muito sincero, a bem da verdade eu não quero mudar. Às vezes, as desculpas são apenas uma tentativa de solidariedade por lamentar a mágoa que causo – o que não significa que me arrependa da escolha feita.
De uns tempos para cá, tenho pensado muito sobre a inutilidade das minhas desculpas. E chego à conclusão de que o mais importante em pedi-las, enfim, não é recebê-las. Ironicamente, o precioso de um pedido de perdão não está na expiação dos nossos erros, mas no reconhecimento do que temos de pior.

Parece duro falar assim, eu sei. Mas essa é uma consciência importante de se ter na vida. Pedir desculpas é parte de um caminho de autoconhecimento. É de saber do mal que somos capazes que nasce a vontade de melhorar, a humildade de conviver com nossas imperfeições, a honestidade de assumi-las. Pode não resolver nada. Mas nos ensina muito.
E, assim, começo a achar que pedidos de desculpa contam mais pela sinceridade do que pelo arrependimento. No fim, o que procuro não é simplesmente ser perdoado. É ser aceito como sou, ainda que não me compreendam de todo. Mesmo que não concordem comigo. Porque o que sou inclui meu melhor... e, inevitavelmente, o meu pior também.

Se ser aceito não nos exime de tentar superar nossas falhas, ao menos nos dá a clareza de que perdão não zera o contador. A gente até recomeça, mas é de outro ponto. De onde ainda se vê, sim, o que passou – que vai permanecer na paisagem como parte da nossa história. Só que, dessa vista, dá pra contemplar a vida com um pouco mais de serenidade para escolher o caminho daqui pra frente.

Este texto carrega história inspiradora de perdão e agradecimento, de tentativa e superação. Espero que ilumine você a pensar na sua própria história – a que passou e as que virão. Um FELIZ NATAL e bom fim de ano, obrigado por me acompanhar... e desculpa qualquer coisa.

23 comentários:

  1. Danielle Fernandesdezembro 12, 2011

    Adorei o texto. De nada, esta desculpado.

    ResponderExcluir
  2. Vai, que vai hein!

    ResponderExcluir
  3. Olha, você é louco e insano, mas mesmo assim adoro seus texto!

    ResponderExcluir
  4. Karina Toledodezembro 13, 2011

    Ooww... que lindinho!

    ResponderExcluir
  5. Paula Cristinadezembro 13, 2011

    Adorei... Alias, tudo que vc escreve é lindo e adorável.

    ResponderExcluir
  6. Ana Paula Ramalhodezembro 13, 2011

    Lindo seu blog.

    ResponderExcluir
  7. Victor Caldasdezembro 14, 2011

    Amei o texto, por nada como disse a Danielle Fernandes.

    ResponderExcluir
  8. Henrique Cerqueiradezembro 14, 2011

    Muito foda você moleque! Disse tudonessa frase: "Se ser aceito não nos exime de tentar superar nossas falhas, ao menos nos dá a clareza de que perdão não zera o contador. A gente até recomeça, mas é de outro ponto."

    Merece um oscar!

    ResponderExcluir
  9. Bruna Fasanodezembro 14, 2011

    Muito bom seu blog.

    ResponderExcluir
  10. Diogo Carvalhodezembro 14, 2011

    Jamais te vi pedindo perdão, alias nunca imaginei que vc fizesse isso. Surpreendeu muito cara!

    ResponderExcluir
  11. Danielle Calheirosdezembro 15, 2011

    Muito bom... parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Giselle do Carmodezembro 15, 2011

    Lindo,lindo e lindo.

    ResponderExcluir
  13. Felipe Sacillotidezembro 16, 2011

    Muito bem escrito adorei.

    ResponderExcluir
  14. Fernanda Silveiradezembro 16, 2011

    Muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  15. Ana Paula Ramalhodezembro 17, 2011

    Adorei o textinho de desculpas

    ResponderExcluir
  16. Rodrigo Gregóriodezembro 17, 2011

    Ri muito com as desculpas de estar sempre atrasado, como se você se atrasasse pra alguma coisa. Você foi criado com pontualidade Britânica.

    ResponderExcluir
  17. Adorei o texto, esta de parabéns.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom o texto, realmente estava precisando ler algo assim.

    ResponderExcluir
  19. Giselle do Carmodezembro 18, 2011

    Felicidades poder ler teu blog.

    ResponderExcluir
  20. Patricia Amaraldezembro 18, 2011

    Seu blog é show!!!

    ResponderExcluir
  21. Débora Rodriguesdezembro 20, 2011

    Amei o texto!

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.