quinta-feira, 19 de maio de 2011

Esses conselhos loucos por aí...


 10º Post: Da série.

...Precisamos mesmo ser tão críticos?

Você tem que ser do jeito que você é”: lembro que assistindo BBB11 alguém na casa estava dando esse conselho. A Diana ou a Paula, não lembro, fez um comentário atravessado e emendou dizendo que gosta de falar o que pensa. Daí, outra pessoa da casa concordou e veio com o tal conselho. Não foi a primeira vez que vi alguém dizer isso, claro. Parece que essa coisa de ser quem somos está na moda, porque aparece em mil lugares, pode reparar: nos comerciais, nos livros de auto-ajuda, nas entrevistas com famoso, nas novelas, na boca da minha tia Sheyla. O conselho “seja quem você é” esta em todas, assim como vários outros. Fiquei pensando: se a gente levar essas sugestões a sério, o mundo vai virar um lugar bizarro!
Vamos lá: sem querer pagar de observador do comportamento humano nem nada, alguém que é do jeito que é e ponto final tem uma maneira bem individualista de encarar a vida. Deve ser difícil conviver com quem é do jeito que é e não se importa se esse jeito prejudica os que estudam/trabalham/entram no mesmo elevador que ele. Porque, como eu já disse aqui, nenhum homem é uma ilha, né? Ok, o poeta inglês John Donne disse isso antes de mim. O ponto é: esse alguém extraindividualista corre nesta vida em sociedade que a gente leva. Concorda?

Não tenha medo de nada”: outra dica bem difundida. Outro dia, mesmo eu estava comendo cereal quando vi na caixa essa sugestão, ao lado do desenho de um menino pulando num lago. Ok, inventei esse exemplo. Mas vira e mexe alguém fala isso, vai. E fico surpreso. Porque, para mim, alguém que não tem medo de nada tem nome: ma-lu-co. Quem segue esse conselho não tem nem por que olhar antes de atravessar a rua! Se a idéia dessa frase é dar aquele empurrão, do tipo lute pelo que você quer, tenha coragem, etc, a boa noticia é que tan, tan, tan, taaan... Podemos fazer tudo isso mesmo sentindo medo. Que é bom, né? Porque eu, pelo menos, tenho medo de muita coisa – só tento não me paralisar por isso.

Pare de se culpar” é terrível. Você sabe, não sou psicólogo (ai, acho que vou tentar uma vaga em psicologia só para parar de repetir isso aqui). Mas, na minha opinião, alguém que faz o que quer sem culpa tem chance de ser um PSICOPATA. Não que eu ache que a gente deva chorar por meses quando pisa na bola. Ficar se martirizando tem limite, né? Mas eu não queria conviver com gente que não se sente mal quando machuca os outros. Para mim, isso é ser cool, como na propaganda de tênis em que vi essa sugestão (ta, também inventei esse exemplo). É ser insensível!
Viva o dia de Hoje, como se não houvesse amanhã”: esse é um dos conselhos mais loucos. Se você segue isso, nem casaco para o próximo inverno você compra! Essa dica pode fazer sentido para um cachorro – na verdade, até um cachorrinho é mais esperto porque ele sabe, digamos, enterrar um osso para comer depois.

Daí você me diz: “Ai, Mel, que exagero! Quando alguém me diz pra viver o hoje, está só me dizendo para viver mais intensamente e tal”. Tudo bem, concordo. Não preciso levar tão a sério nem esse nem nenhum desses conselhos que andam espalhado por aí. Mas acho que vale pensar sobre eles. Porque o problema é que tem gente que leva essas dicas a sério, sim. E não é pouca gente. E, sem querer ser alarmista nem nada, isso pode transformar o mundo num lugar. Ainda mais bizarro!

P.S.: Estou sem tempo pra ler os comentários deixados por todos, mas em breve se os Deuses quiserem terei tempo e de sobra, ok!
P.P.S.: O Srº T voltou a me procurar, ele já sabe que eu estou tendo um relacionamento sério com um outro alguém que ainda não posso falar quem.
P.P.P.S.: Não é segredo esse relacionamento (entre eu e a pessoa reacionada), mas existem outras pessoas envolvidas e eu não quero expor ninguém.
P.P.P.P.S.: Estou odiando meu novo emprego, esse não é segredo também, mas estou lutando por um menos pior e mais divertido.
P.P.P.P.P.S.: Meu pai esta de malas prontas pra Europa, queria ir agora com ele mais infelizmente não dá. =(

22 comentários:

  1. Danielle Fernandesmaio 19, 2011

    Muito legal o texto... Adoro essa série amei os post antigos!

    ResponderExcluir
  2. Olga Souzamaio 19, 2011

    Muito legal essa sua série, vai virar livro, hein! Pode escrever isso ai.

    ResponderExcluir
  3. Débora Rodriguesmaio 19, 2011

    Adorei os textos muitos engraçados.

    ResponderExcluir
  4. Márcia Cristinamaio 20, 2011

    Muito boa série!

    ResponderExcluir
  5. Curti os post todos da série!

    ResponderExcluir
  6. Débora Rodriguesmaio 20, 2011

    Muito bom seu post sua série vai virar livro hein!

    ResponderExcluir
  7. Débora Rodriguesmaio 21, 2011

    Muito bom o texto...

    ResponderExcluir
  8. Junior Cariocamaio 22, 2011

    Adorei seu texto, afinal... seu blog é muuuuuuuuuito maneiro. E essa série então nem se fala. Deveria se inscrever em revistas.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o texto, realmente esses conselhos dados por ai não prestam. Falou e disse.

    ResponderExcluir
  10. Danielle Calheirosmaio 22, 2011

    Muito bom o texto.

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei o texto e seu blog também.

    ResponderExcluir
  12. Ana Paula Ramalhomaio 23, 2011

    Gosto muito do seu jeito de escrever... tem talento.

    ResponderExcluir
  13. Olga Souzamaio 23, 2011

    Muito lindoooooooooo... obrigada pelos conselhos da caixa de cereais e da caixa de sapatos, adorei. Rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  14. Danielle Fernandesmaio 24, 2011

    Amei o texto.

    ResponderExcluir
  15. Você tem cada idéia doida... Seus textos são todos meios loucos e objetivos. Você coloca em prática o que você escreve? Deve ser uma pessoa muito bem resolvida.

    ResponderExcluir
  16. Amei o teu texto...

    ResponderExcluir
  17. Victoria Garciamaio 24, 2011

    Cliquei no link "meu herói" e fiquei anestesiada, você não gosta do Percy Jackson você o amaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Realmente o ator do filme é lindo, e corrigindo aqui do lado. Ele não é sua louca paixão é nossa louca paixão. rsrsrsrss

    ResponderExcluir
  18. Paula Cristinamaio 25, 2011

    Amei o se blog.

    ResponderExcluir
  19. Vania Modistamaio 25, 2011

    Amei as dicas...

    ResponderExcluir
  20. Luiza Karlamaio 25, 2011

    Não me aguentei de rir... Só você mesmo com essas dicas de caixa de cereais e caixa de sapatos quase acreditei.

    ResponderExcluir
  21. Jéssica Fariasmaio 26, 2011

    Adorei o texto...

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de conhece-lo pessoalmente!Rsrs Grayce Lima

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.