quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pouco tempo, muita inveja!

7º Post: Da série.

...Precisamos mesmo ser tão críticos?

Como você já deve ter percebido, as pessoas, ultimamente, têm vivido com uma pressa danada. Sem querer pagar de observador nem nada, tenho visto à minha volta pais que não têm tempo de ficar com os filhos, crianças fazendo curso de natação, basquete e origami, gente almoçando em frente ao computador, falando ao celular e escrevendo um e-mail ao mesmo tempo, marcando compromisso atrás de compromisso.
Temos que ler tudo e ainda ter opinião sobre tudo. Ufa! Sei lá quem começou essa loucura, e com certeza não é todo mundo que vive assim, mas, de qualquer forma, parece que a pressa está meio na moda para um bocado de gente. É como se perder tempo fosse a pior coisa que pudesse acontecer. Beleza. Mas, então, por que a inveja não sai de moda?
Calma, não fiquei louco e resolvi fazer perguntas aleatórias. É que, pelo menos para mim, inveja é uma das maiores perdas de tempo que existem.
Veja bem, não estou falando que, se entra uma menina maravilhosa na sua turma, você não pode sentir inveja dela. Ou que é um horror você sentir inveja daquela amiga que já tem certeza do que quer na vida, enquanto você não tem a mínima idéia do que escolher no vestibular (fazer algo de que gosta e procurar pensar se curtiria o dia a dia a profissão, essa é a minha dica express). Ou, então, que é péssimo você sentir mal perto daquela garota que tem uma coleção de folhas raras (sei lá porque você teria inveja dela! Deve ter gente que ama folhas raras). Sentimento é assim, ué: a gente sente e pronto. Então, não faz muito sentido nos sentirmos culpados, concorda?

Eu acho que o problema vem quando a gente começa a alimentar esse sentimento, assim como um pássaro alimenta seus filhotes (ok, sem mais analogias daqui para a frente). Em vez de você tentar levantar seu astral, dizendo-se as coisas como “ela tem, eu não, mas vamos que vamos” ou, melhor ainda, “Legal que ela tem isso, vou tentar ter também” (a não ser que a garota em questão tenha 1,80 m ou algo assim, ok? Aí, não tem jeito, desculpe), você começa a levar aquela inveja adiante, até que ela vai virando amargura. E amargura é muita perda de tempo porque não produz nada: o tempo está passando e você está lá, sofrendo, deixando de crescer, por causa do sucesso de outra pessoa. Pior ainda: você pode tantantantaaaaan... tentar atrapalhar os planos dessa pessoa. Isso é superdinâmico nas novelas, mas, na vida real, é um atraso de vida.

Não sei até que ponto é legal a gente viver nessa correria toda. Lembro-me sempre de uma viagem em que eu e uma amiga queríamos conhecer desesperadamente todas as cidades que a gente visitava: em vez de ficar meia hora num museu e já sair voando para o próximo passeio, não teria sido melhor visitar menos lugares e aproveitar mais? Talvez. O que eu sei é que, se está na moda ter pressa, deixar a inveja pra lá poderia pegar uma carona. Melhor ainda, podia virar um clássico: como, sei lá, uma saia lápis nunca sairia de moda. Bom, chega de analogias.

P.S.: Se a gente gostar de economizar no tempo, então vale a pena economizar na inveja também.
P.P.S.: Amanhã é meu Niver então fica a dica do meus parabéns.
P.P.P.S.: Como em todo ano, neste eu não vou postar nada sobre mim. Como é de se esperar no meu dia, quero comemorar o amor, a vida, a paixão, e muitas coisas que realmente valem a pena.

12 comentários:

  1. Joyce Costajulho 08, 2010

    Adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeeei! Parabéns, e muitos anos de vida!

    ResponderExcluir
  2. Realmente a inveja não sai de moda, disse tudo!

    ResponderExcluir
  3. PALOMA GARCIAjulho 08, 2010

    FELIZ ANIVERSÁRIO, ADOREI O TEXTO. INVEJA É MUITO FEIA!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto, é muito simples e objetivo, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Wenya Camilojulho 10, 2010

    Muito bom o texto.

    ResponderExcluir
  6. Alice Mattosjulho 11, 2010

    adorei o texto.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal, acho teus textos bem compreensivos.

    ResponderExcluir
  8. Alice Mattosjulho 13, 2010

    Legal o texto adorei!

    ResponderExcluir
  9. Nathalia Macieljulho 15, 2010

    Muito louco seu blog adorei!

    ResponderExcluir
  10. Meiriely Ilhidiojulho 16, 2010

    As férias dexam os outros meios que dispersos percebeu?

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.