quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

‘Projeto Runway’


George Falconer acabou de acordar e prepara seu suicídio. De uma gaveta, ele tira uma das dezenas de camisas iguais com as quais se veste, diariamente, com impecável elegância. Da outra, um revolver. Já de terno, prepara mecanicamente, o café da manhã na cozinha superaparelhada da casa que vive em Pasadena, na Califórnia.
Assim começa aquele que pode ser o ultimo dia de George Falconer, o protagonista vivido por Colin Firth em “A single man”, o primeiro filme dirigido por Tom Ford, talvez o estilista mais celebrado desde o começo de século. George Falconer tem 52 anos, é professor de uma faculdade em Los Angeles e vive deprimido, há oito meses desde que o namorado morreu num acidente de automóvel.

George Falcone é gay. Mas um gay do começo dos anos 1960. Seu sofrimento só é dividido com a vizinha com quem troca confidências. A família do namorado não quis que ele fosse ao seu enterro. E, sofrido, George tem que enfrentar mais um dia. Mais um dia de aula na faculdade, mais um dia de papo furado com colegas, mas um dia em que vai jantar com a vizinha. Só que, neste dia especifico, George ainda precisa comprar munição para seu revólver, deixar as questões financeiras resolvidas no banco, garantir um presente para a empregada de confiança. Entre uma atividade e outra, ele vai dividir cigarros com um michê espanhol, vai se encontrar com um de seus alunos num bar gay e vai lembrar muitas vezes do namorado morto.

Esta é mais o menos uma sinopse do filme de Tom Ford, que estréia no Brasil esta semana. Mas, com o decorrer dos meses você vai ouvir falar muito dele. Principalmente por causa da atuação de Colin Firth, que já lhe valeu um premio de melhor ator no festival de Veneza do ano passado, uma indicação ao Globo de Ouro e, pode apostar, vai lhe render também uma indicação ao Oscar.

Além da atuação de Firth... bem, a maior qualidade de “A Single man” é também seu maior defeito. O filme tem uma direção de arte impecável que faz o novo cineasta sucumbir diante dela. A idéia é levar o espectador a refletir sobre o sentimento da perda. Mas isso é quase impossível diante de cenas que parecem sair de uma pagina dupla da edição de setembro da “Vogue”.
George Falconer e todos os outros personagens desfilam pelo filme com uma elegância inquestionável. Julianne Moore – outra barbada para os prêmios de atriz coadjuvante (ela faz a vizinha e ombro amigo) – parece sempre pronta a entrar numa passarela da São Paulo Fashion Week (não confundir com o Fashion Rio, por favos; há diferenças de estilo). E até o michê espanhol dá a impressão de estar saindo de um clipe da Madonna.
No entanto, diante do infantalismo que ataca os roteiros do cinema americano de hoje, “A single man” é surpreendentemente maduro para um primeiro filme. Um filme excessivamente elegante, é verdade, mas agradavelmente adulto.

17 comentários:

  1. Prentendo assistir o filme me parece bem interessante!

    ResponderExcluir
  2. Legal a descrição do Filme, adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  3. Legal vc postar isso logo hoje no dia que a lei que defende os homosexuais, esta entrando em vigor!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo seu blog é muito show!

    ResponderExcluir
  5. Adoreu a sinopse do filme, espero que não me decepcione como tantos outros.

    ResponderExcluir
  6. Sempre que entro aqui tenho a inprenssão de que vou encontrar algo diferente, novo mais diferente e não me espanto com nada. Seu blog é show!

    ResponderExcluir
  7. Gente que filme louco é esse???

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, esta muito bem escrito e vai direto ao ponto do que o leitor quer saber, não fica enrolando até deixar todos confusso.

    ResponderExcluir
  9. Sempre leio seu blog e sempre acho coisas interesantes, esta de parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ameeeeei seu blog!

    ResponderExcluir
  11. Adoro seu blog é muito relativo, entreterimento a todos os tipos de pessoas!

    ResponderExcluir
  12. Lucas Piranifevereiro 26, 2010

    Amei o texto, esta muito bem escrito acho que até vou assistir o filme!

    ResponderExcluir
  13. Feliz em saber quem é você de verdade! adorei o Personagem e amei te conhecer pessoalmente! Saudades, espero ve-lo logo!

    ResponderExcluir
  14. Nostalgico e um pouco estravagante no quesito fashion, mas bem interessante.

    ResponderExcluir
  15. Texto muito bem escrito! Parabéns. Seu blog é SHOW!

    ResponderExcluir
  16. Sempre entro olho mais nunca comento! Hoje resolvi mudar!

    ResponderExcluir
  17. Mané, você é muito ridiculo escrevendo sobre filmes de viado. Vai pra merda!

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.