sábado, 27 de fevereiro de 2010

Terremoto

Não é que eu não soubesse que de 2010 a gente não passava, mas esperava a hecatombe só lá para dezembro de 2012, quando uns carinhas do tal calendário Maia preveram que, um buraco negro reduzirá a mim, a você, ao Kilimanjaro e a tudo o que existe no planeta a uma bolota do tamanho de uma azeitona. Contava com os meses restantes para ler Proust, conhecer as cataratas do Iguaçu e fazer um curso rápido de danças de salão – um antigo desejo de minha senhora mãezinha.

Então a tela do computador tremeu, o quadro atrás da tela também, minha bunda chacoalhou sobre a poltrona, a poltrona deslizou uns dois centímetros sobre a crosta terrestre, a crosta sambou sobre a enorme camada de gelatina, também conhecida como magma, com a qual Deus imprudentemente recheou a Terra e pensei: danou-se. Enquanto corria para baixo do batente da porta -- precaução aprendida num desses documentários da TV e que jamais achei que me fosse ser útil, pelo menos não aqui nas Perdizes – pensei nas duas hipóteses mais prováveis: terremoto ou loucura. Contemplando o lustre a tremelicar no teto, torci egoisticamente pela primeira opção. Afinal, se o céu finalmente caísse sobre nossas cabeças, como temia Obelix, eu não estaria só em meu sofrimento. (Desculpem, camaradas, mas foi assim mesmo). A idéia de um terremoto no Brasil é tão absurda que logo abriu uma fenda no centro de meu bom senso, fazendo-me considerar outras possibilidades não menos estranhas.

Geroge Bush revoltou-se com Obama e apertou o botão vermelho, sem querer, iniciando a guerra atômica? Os marcianos estão atacando? (O tremor seria, provavelmente, causado pelo pouso da nave mãe no Memorial da América Latina). Deus, conforme prometido, havia iniciado o juízo final? Depois de mais ou menos cinco segundos, quando eu já havia me conformado com o fim do mundo e até encontrado algum consolo ao perceber que, se tudo acabasse, ao menos estaria livre de fazer o imposto de renda, o chão voltou a se comportar como antes.

Peguei uma coca-zero, sentei-me novamente sobre a poltrona e o terremoto apareceu na internet, embaixo da manchete sobre as noventa e duas mortes causadas por ele no Chile e acima do pedófilo que foi afastado por ser suspeito de abusar de criança no clube regatas do Flamengo . A vida seguia seu rumo, como sempre, na mais perfeita normalidade.

18 comentários:

  1. "eu já havia me conformado com o fim do mundo e até encontrado algum consolo ao perceber que, se tudo acabasse, ao menos estaria livre de fazer o imposto de renda"

    Hahahah, boa boa :P
    sabe, apesar de você dizer que não acredita em Deus, acho que o clímax das suas crônicas é quando você toca no nome Dele, seja questionando o Juízo Final ou dizendo que o nosso deus real é o Big-Bang...


    como sempre, você me surpreende, Mel!

    Beijos e não esqueça do imposto de renda :)

    ResponderExcluir
  2. hahaha :)

    como sempre, muito bom.
    é, eu nem senti o terremoto, estava na academia, em meio à uma aula de spinning, com tanto sacolejo normal, não tinha como sentir muito terremoto não!

    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post... Seus textos são ótimos, adoro ler. Sobre o tremor eu não senti nada.. a pobre Terra comemorando seu dia e eu nem percebi... rs
    Ela está chamando nossa atenção para o que estamos fazendo com ela, pelo menos está tentando. Mas com o dia-a-dia que temos está difícil parar.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Roger Rodriguesfevereiro 27, 2010

    Se Jesus não vier logo, a Gaia ou o único animal parasitário "racional" na face da Terra dará conta do Apocalipse antes do Criador.

    ResponderExcluir
  5. Teve gente, eu por exemplo, que pensou que o tremor fosse um golpe de misericórdia de Deus, pros jornais pararem de falar sobre o Haiti. Não deu certo, mas parabenizo Deus pela tentativa..

    ResponderExcluir
  6. Eu estava sem rir até a última frase, quando dei aquela gargalhada de gente estúpida. muito bom.

    ResponderExcluir
  7. É engraçado como nós encaramos tudo como "normal", nos adaptamos a todas as situações e ainda rimos da desgraça alheia (como o funcionario do flamengo, que virou a piada do momento na internet).
    Adorei o texto! Um dos melhores dos últimos tempos!

    ResponderExcluir
  8. Eba!!! Texto novo!
    haha, alias, visitei o tal do bambole de 27 km ha poucas semanas (moro na alemanha, foi "excursao" da escola), mas nao tava ai pra sentir o terremoto :P
    E o livro "29 dias", quando sai?

    ResponderExcluir
  9. Teve terremoto? Nem soube de nada! Eu ia morrer sem saber! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente demais, ainda mais na parte que você fala que caiu pra de baixo...

    ResponderExcluir
  11. Adoro quando você comenta sobre Deus, nos seus textos. Você fala sobre Ele com uma naturalidade tão legal.

    É diferente quando se lê de pessoas que, apesar de não acreditarem, falam sobre Ele sem nenhuma neura, entende?

    ResponderExcluir
  12. naum senti o terremoto.
    mas acho q ideia absurda tbm. e como naum senti.. acho q ainda naum acreditei!

    ResponderExcluir
  13. Wendell Penedofevereiro 28, 2010

    Um bom escritor faz do nosso tremor um verdadeiro terremoto. Mas o abalo não chegou aos pés do estrondo causado pelo capetas do vizinho do apartamento de cima, então pensei: o mais novo acordou.

    ResponderExcluir
  14. Jair Eduardofevereiro 28, 2010

    As mudanças geográficas já havia/vem acontecendo desde 2005, por isso não me causou estranheza. Mesmo assim, fiquei preocupado e interessado em saber mais sobre o assunto (informação nunca é demais).
    Mel, prazer. Meu nome é Jair Eduardo, mas pode me chamar de Eduardo. Nunca li seus textos, mas tenho amigos q comentam coisas fascinantes sobre.
    Então, pensei: “-não escrevo tão bem quanto

    ResponderExcluir
  15. ".... Geroge Bush revoltou-se com Obama e apertou o botão vermelho, sem querer, iniciando a guerra atômica? Os marcianos estão atacando? (O tremor seria, provavelmente, causado pelo pouso da nave mãe no Memorial da América Latina). Deus, conforme prometido, havia iniciado o juízo final?..."


    hauhauhahuhauhauhau
    mel vc é hilário , por isso que adoro suas crônicas !

    ResponderExcluir
  16. Aqui não tremeu... eu nem tive a oportunidade de pensar por um momento que estava livre de uma vida amorosa que é um verdadeiro fiasco. Hunf.

    ResponderExcluir
  17. Jéssica M. Saidfevereiro 28, 2010

    E agora Mel?
    Agora que o "grande bambolê" vai começar a funcionar??

    Quando você acha que seremos reduzidos a uma azeitona (tomara que das roxas, porque são mais saborosas)??

    ^^

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.