terça-feira, 1 de setembro de 2009

O importante é competir?

3º post: Da série.

...Precisamos mesmo ser tão críticos?


Outro dia, eu estava lendo num parque (eu não quis forçar um começo poético, juro. Mas o que posso fazer se eu estava lendo num parque?), quando vi três garotas conversando.Enquanto duas contavam como tinha sido uma festa, a terceira, que não tinha ido, fazia uns comentários do tipo: ”O Pedro deu em cima de você? Gente, ele não sossega, né? Ele me mandou um e-mail semana passada...” Não sei se era muito sol na minha cabeça, mas me pareceu que ela competia o tempo todo com as duas, que entravam no jogo e competiam também. No fim, eu nem sabia mais se estava diante de três amigas ou de três judocas!

O.k., elas não estavam com roupas de judô e eu sabia que estava diante de três amigas, mas você entendeu, o ponto é: por que competir com pessoas que a gente ama?
Certo, eu não era intímo das três e pode ser que elas nem fossem amigas que se amam, mas só vizinhas que vão juntas ao parque. De qualquer modo, não é a primeira vez que vejo isso: já reparei até em casais de namorados que são loucamente apaixonados e...Competem. Quem vence uma discussão, quem é mais bem resolvido, quem é mais lindo, inteligente, bem-sucedido... Eu mesmo já me peguei varias vezes tentando vencer amigos, sobretudo em discussões. E já percebi isso em alguns deles. Beleza, eu sei que a gente se ama e faz isso sem querer que vamos nos concentrar em continuar fazendo, né? Se você é um desastrado que toda hora quebra um copo, êêê, não pode tomar mais cuidado? Certo, péssimo exemplo, mas vamos lá. Duas perguntas: quem começou com essa historia de que namoro e amizade são um jogo de perde e ganhar? E, mesmo fora das quadras, será que o importante é competir?

Bom, resposta da primeira pergunta: não sei e nem interessa, né? Que neura com as origens das coisas. A segunda pergunta é mais interessante. Sem querer repetir, mas repetindo: mesmo fora das quadras (ou dos tabuleiros, ou dos tatames, enfim), será que o importante é competir?

Não sei, não. Como vocês sabem, não sou psicólogo. Não sei o que competir traz de bom psicologicamente, que função isso cumpre no nosso inconsciente ou ainda se é completamente evitável. Mas percebo que competir à toa traz uma canseira danada. À toa, sim, porque o que ganhamos com isso? Mostrado para sua amiga que o Pedro não dá em cima só dela, mas de você também, você conseguiu o quê? Autoestima? Mas autoestima não vem de dentro? E não dava para ganhar a tal autoestima sem ter deixado a sua amiga um pouco menos animada com o Pedro? Se alguém termina um namoro e fica com a sensação de vencedor, de onde vem essa sensação? Quando levamos um pé na bunda, somos derrotados? Mas peraí: a gente estava jogando alguma coisa?

Nossa, fiz um parágrafo com mil perguntas. Chega! Vou fazer uma afirmação nesse último, tá? Bem, o que eu acho é que a gente acaba tendo que competir em varias situações da vida: na prova do vestibular, naquele concurso, no mercado de trabalho. E isso já é cansativo. Se a gente ainda leva isso para outros terrenos, como amizade e amor, a vida fica mais estressante ainda. Relaxar um pouco sempre me parece uma boa saída. Você não acha?

Ai, fiz uma pergunta de novo!

16 comentários:

  1. verdade, competir não é o caminho certo.

    ResponderExcluir
  2. as vezes eu sou uma competidora nata brigo até comigo mesma. Muito louco não!

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm vivo me fazendo perguntas, acho a vida muito competitiva.

    ResponderExcluir
  4. Texto muito bom... Adoro vim aki e ler uma crônica nova.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre fiz isso, as vezes fico me gabando com minhas amigas que fulano, deu em cima de mim e tal... kkkk

    ResponderExcluir
  6. lindo texto, muito bom... eu tembem sempre me pego fazendo perguntas do tipo! Será que a vida é uma história? Acho que estão me assistindo agora! KKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  7. Sou uma competidora assidua, sempre que posso estou competindo. rsrsrsrsrsrs,adoro essa sensação de competidora... parece que te faz crescer mais. bjs!

    ResponderExcluir
  8. adoro ler suas cronicas e seus post comedia!sou fã de percy jackson e adoro ele muito mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Texto muito bom, eu tabm era assim quando menina, adorava disputar a atenção dos namorados com as outras garotas! acho que isso é normal.

    ResponderExcluir
  10. Liga não Mel eu tbm sempre faço perguntas até mesmo sem perceber!!!

    ResponderExcluir
  11. Adoro seus textos mas prefiros os elaborados sem ser as series, me mijei lendo o texto sobre sexo oral! Não acreditei cara vc inventou essa história!

    ResponderExcluir
  12. fico feliz com seus posts, chego em casa e aprimeira coisa que faço é lê-lo, minha pagina de apresentação é o seu blog! me amarro...

    ResponderExcluir
  13. Não gosto de ocê e você sabe disso! Nunca fui muito com sua cara, mas tenho que confessar esse texto ficou muito bom, parece que você esta escrevendo nossa história. Ah! O texto sobre maria purpurina é muito bom, mas como nao é a tua praia né! FUI!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Realmente isso é fato nossa autoestima vem de dentro, e não para ficar se gabamdo para os outros isso aquilo.

    ResponderExcluir
  15. Me responde uma coisa, que história é essa de beijar o Nick Jonas de novo?

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.