quarta-feira, 4 de março de 2009

Religião: Mantê-la ou Não?

Falar mal das tantas igrejas e suas diversas doutrinas pregadas, não é mais algo raro nos dias atuais, são católicos contra espíritas, evangélicos contra budistas, luteranos contra adventistas e ai por diante. Nenhuma religião aceita a outra inteiramente, pelo simples fato de uma sempre achar que é melhor que a outra. Como se não bastassem às guerras violentas no mundo todo, temos que conviver também com os conflitos religiosos?

De fato, sem a religião, muitos acontecimentos históricos não teriam ocorrido e pessoas cairiam em desespero a todo o momento. Muitos precisam de uma base, um pilar para se apoiar, e é ai que entra a religião, mostrando quais são os ensinamentos a seguir, o que fazer e o que não fazer perante as leis de um só deus.

A religião funciona como uma maneira de entender o que ainda não pode ser explicado.

Para muitos, a religião é fato ultrapassado, que deveria ser abolido do cotidiano do ser humano, pois a ciência já provou, e continua provando acontecimentos religiosos como casos fantasiosos, que nunca ocorreram, e o próximo passo, é provar a inexistência de Deus.

E qual o fundamente de tirar Deus da vida dos fiéis? A fé, não aquela fé que faz você subir escadas de milhares de andares para pagar promessas, ou, a que te faz sofrer punições por pequenos deslizes cometidos. Falo da fé que faz bem ao próximo, que te faz agradecer a cada dia por seus amigos e familiares, pelas evoluções cientificas em beneficio a saúde da população, sim, agradecer a ciência, ou ainda acreditam que se não fosse por ela tantas curas seriam encontradas do nada assim como "certa coisa" foi criada?

Mas, por outro lado muitas igrejas existem com objetivos repugnantes, de alienar a mente de seus seguidores com tentativas de lucrar financeiramente em cima destas pessoas, que procuram conforto e paz, mas, por falsas promessas (não, não estou falando de política, o tema ainda é religião) acabam se afundando em problemas ainda maiores em busca de soluções.

Li uma vez a seguinte frase: "Deus trabalha no Inexplicável", com a ciência explicando tudo o que é dúvida para nós, onde Deus irá trabalhar? E com tantas catástrofes ocorrendo, não é à toa, que a cada dia cresce mais o número de descrentes em Deus, os chamados Ateus.

É improváveis que todos os seres humanos se tornem ateus um dia, pois o homem necessita da idéia de um Deus. A maioria não está preparado para suporta que Deus não exista.

Recentemente li em uma revista, que agora, não me recordo o nome, a seguinte pergunta: Deus criou o homem à sua imagem e semelhança.... Ou foi a mente humana que criou a figura de Deus? Encaro essa questão como uma boa e grande incógnita.

Cada um tem o direito de acreditar no que quiser. Até mesmo de seguir seus próprios princípios de vida, sem desrespeitar os ideais do próximo, é claro.

A religião não se acabará de repente, e nem deve, o que não pode continuar é a ignorância de muitos religiosos em relação a temas da atualidade, não se pode ficar preso a antigos costumes. Se o mundo mudou, é porque tinha que mudar, qual o porquê de continuar como tudo começou? Se quiserem trazer, ou, pelo menos manter seus fiéis, devem procurar tentar rever certos conceitos, buscando sempre a melhoria do que foi feito.



A respeito do tema de hoje, posso ser cético no pensamento de muitos. Acredito que isso ocorra porque afirmo não concordar com a grande maioria das "regras" impostas pela igreja. Minhas palavras não são injustas, creio que defendi mais do que julguei, e que fique bem claro: essa é a MINHA opinião. Até Breve!

3 comentários:

  1. Thiago Navarrosetembro 14, 2009

    concordo existem muitas religiões que tem preconceito.

    ResponderExcluir
  2. texto muito bom...

    ResponderExcluir
  3. qual é a sua religião? texto muito bom...

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.