segunda-feira, 30 de junho de 2008

O valor da sinceridade!

Até que ponto vale a pena dizer tudo o que vem à cabeça para todo mundo?
E, afinal, para que dizer? Ter opinião é um traço marcante da personalidade, sinal de inteligência, de segurança.
Mas é preciso saber manifestar essa qualidade sem magoar os ourtos. Há verdades que precisam ser ditas no momento certo e principalmente do jeito certo, com cuidado. Quem sai por aí falando tudo sobre os outros, sem fazer um tipo de "filtro social", acaba sendo rotulada como uma pessoa chata, que não considera os demais e tem necessidade de se exibir.

Três pontos positivos de ser sincero(a)

*Uma pessoa sincera é alguém confiável. Ela sempre diz a verdade, mesmo que, ás vezes, acabe machucando os outros.
*Quem fala o que pensa muitas vezes ouve melhor o que outras pessoas acham a seu respeito. Pessoas sinceras, geralmente, sabem lidar melhor com críticas.
*Algumas vezes, falar o que se pensa ou o que se sente é a forma mais simples de se resolver um problema ou explicar o que está acontecendo com você.

Três pontos negativos de ser sincero(a)

*Sinceridade demais, às vezes, é falta de educação. Falando sempre o que vem à cabeça corre-se o risco de ferir quem gosta. Tente pensar duas vezes antes de metralhar as pessoas com seus pontos de vista.
*Ter opiniões agressivas o tempo todo, mesmo que sejam sinceras, pode quieimar você. Nem sempre as pessoas estão preparadas para ouvir a verdade. Se achar que é para o bem, seja delicado(a) e não grosseiro(a).
*Quando nós falamos sem pensar podemos ser injustos(as) e cruéis. Uma coisa que para outra pessoa pode ser doloroso. com esse tipo de atitude você tem grandes chances de criar alguns inimigos por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.