sábado, 8 de janeiro de 2011

Confie em Deus, mas tranque o carro!

Dia desde lembrei-me de uma entrevista que Mike Tyson deu a entrevistadora Oprah e fazendo um meaculpa por uma vida inteira de desvios de comportamento. Isso me fez lembrar de quando ele foi acusado de estupro pela ex-miss Desiree Washington, em 1991 (fonte Google). A moça havia entrado no quarto com ele de madrugada, e, ao que consta, desistiu de levar adiante a brincadeira. Qualquer pessoa tem o direito de desistir do ato sexual na hora H e o parceiro tem o dever de respeitar a decisão, por mais fulo da vida que fique, mas deixar Mike Tyson fulo não é algo que uma pessoa de juízo arrisque. Tyson errou, logicamente, mas a moça era uma idiota. Convenhamos; se você estaciona seu carro numa rua escura e deixa a chave na ignição, não significa que ele possa ser roubado. Mas, se for, você foi um panaca.

Sempre lembro dessa história quando começo ouvir algum “ai de mim”, que é o mantra da vitimas. Fico prestando atenção na história e, quase sempre, descubro que o mártir deixou a chave na ignição. São os casos de garotas que se deixam filmar nuas pelo namorado e depois descobrem que viraram as musa do YouTube ou de garotos que dirigem alcoolizados a 140km/h e acordam no outro dia no hospital (quando acordam). Eles devem se perguntar, dramáticos: onde está Deus nessa hora que não me ajuda? Está ajudando a encontrar sobreviventes de uma tsunami ou consolando que tem um câncer em metástase, porque estes, sim, são vitimas genuína: mesmo deixando seus carros bem trancados, foram surpreendidos pelo destino.

“Não há premio ou punição na vida, apenas conseqüências.” Não sei quem escreveu isso, mas está coberto de razão. Sorte ou azar são responsáveis por uns 10% do nosso céu ou inferno, os 90% restantes são efeitos das nossas atitudes. Vale para o trabalho, para o amor, para o convívio em família, para o dinheiro, para a saúde da mente e também do corpo. Reconheço que os governos não ajudam, que certas leis atrapalham, que a burocracia atravanca, que o cotidiano é cruel, e até as disfunções climáticas conspiram contra. Ainda assim, avançamos (premio) ou retrocedemos (punição) por mérito ou banice nossa.

Então, tranque o carro numa rua escura e também dentro de sua garagem, não entre no quarto de um neandertal se você não estiver bem certa do que deseja, não deixe a vela acesa perto de uma janela aberta, pense duas vezes antes de mandar seu chefe para um lugar que você não gostaria de ir, não tenha em casa doritos, Coca-Cola e ouro Branco se estiver planejando perder uns quilos e lembre se do que sua bisavó dizia: regue as plantas, regue suas relações, regue seu futuro, porque sem cuidar, nada floresce.

E, por via das dúvidas, também confie em Deus, que mal não faz.

19 comentários:

  1. Samir Rachidjaneiro 08, 2011

    Muito bom o texto, perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, realmente é tudo verdade. Se não quer sofrer depois não faça antes. Disse tudo Lindo!

    ResponderExcluir
  3. Elaine Suellenjaneiro 09, 2011

    Muito boa a crônica.

    ResponderExcluir
  4. Junior Cariocajaneiro 09, 2011

    Seu blog é louco e as vezes eu fico muito triste quando não leio algo inovador e real, arrasou com o texto!

    ResponderExcluir
  5. Ameeeeeei... Sem comentários!

    ResponderExcluir
  6. Henrique Cerqueirajaneiro 09, 2011

    Você como sempre consegue surpreender-nos.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto, essa pessoa são muito "ingênuas", você foi perfeito na crônica!

    ResponderExcluir
  8. Débora Rodriguesjaneiro 10, 2011

    Muito bom...

    ResponderExcluir
  9. Realmente disse tudo nesse texto!

    ResponderExcluir
  10. Otáviano Souzajaneiro 12, 2011

    Realmente Deus esta cuidando de coisas que valem muito apena serem resolvidas.

    ResponderExcluir
  11. Bruno Carvalhojaneiro 12, 2011

    Muito interessante esse seu ponto de vista, achei meio metódico o texto no começo, pensei que era uma critica à Deus, mas depois entendi. Parabéns adorei sua percepção da coisas.

    ResponderExcluir
  12. Regina Diasjaneiro 12, 2011

    Seu senso de percepção é incrível!

    ResponderExcluir
  13. Mª da Glóriajaneiro 12, 2011

    Você tem tudo pra fazer sucesso!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom seu texto, alias seu blog é especial!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom seu texto!

    ResponderExcluir
  16. Débora Rodriguesjaneiro 14, 2011

    Realmente é muito real e tudo verdade o que escreveste.

    ResponderExcluir
  17. Otáviano Souzajaneiro 16, 2011

    Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  18. Realmente é verdade, qualquer ato sexual sem vontade de alguém é estupro!

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.