sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Um 2011 à La Jennifer Moyer!


Abri um livro e, antes de começar a lê-lo, me fixei na dedicatória da primeira pagina. Dizia: “À memória de Jennifer Moyer, que deixou tudo melhor do que havia encontrado.” É o que todos nós (ou pelo menos eu) gostaríamos de ver escrito no nosso obituário, imagino.
Desconheço quem seja Jennifer Moyer, mas simpatizei com a moça (garanto que ela nunca deixou de ser moça, mesmo que tenha morrido aos 100 anos). Só as pessoas de alma jovem e sadia é que entendem que a gente não vem ao mundo para sugá-lo, para retirar dele o suco possível e deixar para trás o nosso lixo. Encontramos o mundo de um jeito, ao nascer. É uma questão de honra que ele esteja melhor ao partirmos.

Mas não é tarefa fácil. Eu desanimo quando vejo a quantidade de pessoas grosseiras que se reproduzem feito gremlins. O uso do palavrão, por exemplo, que foi assunto no final do ano passado: normal, todo mundo diz, faz parte do vocabulário de qualquer sociedade, mas uma coisa é usá-lo coloquialmente, quando a situação estimula o desabafo. Outra é popularizá lo sem necessidade, perdendo a compostura justamente quando se deveria utilizar a hierarquia para dar bons exemplos, caso de presidentes da República, diretores de empresa, professores e pais. “Menino, vá estudar, ou quer ficar na merda pra sempre?” Essa deselegância no tratamento familiar é comum nos lares brasileiros, e, com aval público, tende a se perpetuar.

Se agente quer que nossos netos herdem um mundo melhor, é preciso arregaçar as mangas agora, por isso é que vale repetir: ninguém morre se caminhar três quadras em vez de usar o carro ou se procurar uma lixeira em vez de jogar a lata de refrigerante no meio da rua. E não só a consciência ambiental que precisamos exercitar, mas também uma consciência básica sobre a arte de conviver. Não é possível que as pessoas sigam sendo tão maldosas e ariscas, sempre alfinetando os outros, sempre interpretando erroneamente os bons atos e cultivando um complexo de perseguição que mina as relações. Ninguém mais acredita em ninguém, ninguém confia, todos vivem com a faca entre os dentes, temendo passar por otários. E é o que acabam sendo. Se tivessem uma visão um pouco mais pacifista, iriam facilitar muito as relações humanas. Esperar o melhor dos outros é uma atitude contagiante, mas, infelizmente, esperar o pior também é. E fica essa guerra de nervos no ar.

Tenho uma visão bem individualista sobre que torna o mundo mais habitável: cada um fazendo a sua parte já ajuda um bocado. Não estou falando apenas de contribuir com dinheiro para entidades carentes, adotar bichos na rua, doar sangue, mas também em cuidar do nosso humor, praticar a cortesia, aplaudir, elogiar – não há submissão nenhuma em se positivo. Mas somos acomodados e preferimos esperar por soluções estabelecidas de cima para baixo, como se a nossa colaboração fosse inexpressiva.

Dedico esse post à minha musa inspiradora de hoje, Jennifer Moyer, que sei lá o que fez para ser homenageada com uma dedicatória num livro, mas pouca coisa não foi: ou ela soube transmitir aos filhos a importância de se viver sem mágoas, ou ela soube cultivar seus amigos, ou ela sempre foi justa, ou não se deixou levar por vaidades bestas, ou simplesmente sorriu mais do que praguejou. Ou tudo isso junto, o que já é um belo lote de atos revolucionários.


Por isso, em 2011:
  • Fale com aquela pessoa que você tem desejado conhecer. Ele/Ela pode acabar virando seu melhor amigo ou até seu marido/esposa.
  • Convide um cara para sair. Você não precisa escrever uma carta de amor contando que você é a fim dele desde a 5ª série. Só o convide para ir ao cinema ou algo parecido.
  • Desligue a televisão (ou celular), pegue uma caneta ou papel e veja o que acontece. Imagina se existe uma artista ou escritora em você!?
Qualquer coisa que você quiser, apenas vá e faça. Como saber se vai dar certo se não se arriscar e tentar?

Feliz ano novo!

25 comentários:

  1. Danielle Fernandesdezembro 31, 2010

    Nossa que texto lindo, me emocionei! Feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  3. RODOLFO MEDEIROSdezembro 31, 2010

    FELIZ ANO NOVO, MUITO SUCESSO E CONQUISTAS, QUE SEUS SONHOS SE TORNEM REALIDADE SEMPRE!

    ResponderExcluir
  4. Muito lindooooooooooooooooooooooo como você é claro. Adorei o em 2011 faça: muito original e decisivo!

    ResponderExcluir
  5. Seu twitter é show, seu blog idem... você é o máximo! adoro-te, muitas felicidades em 2011!

    ResponderExcluir
  6. Amei o texto! Feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  7. Giselle do Carmojaneiro 01, 2011

    Muito bom adorooooooooooooo...

    ResponderExcluir
  8. Danielle Fernandesjaneiro 02, 2011

    Muito bom seu blog.

    ResponderExcluir
  9. Amei... o Texto!

    ResponderExcluir
  10. Muito feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  11. Deixei me levar pelo seu conselho!

    ResponderExcluir
  12. Sueli Mourajaneiro 05, 2011

    Parabens, seus textos são unicos.

    ResponderExcluir
  13. Aline Alicejaneiro 05, 2011

    Adorei seu texto de fim de ano.

    ResponderExcluir
  14. Janaina Mellojaneiro 05, 2011

    Realmente essa mulher foi digna de ser homenageada, só pela frase da dedicatória.Percebe-ce que ela fez algo diferente no mundo.

    ResponderExcluir
  15. Danielle Fernandesjaneiro 05, 2011

    Adoro seu blog.

    ResponderExcluir
  16. Simone Vegasjaneiro 05, 2011

    Adoro seu blog!

    ResponderExcluir
  17. Muito lindo seu texto!

    ResponderExcluir
  18. PATRICK OLIVEIRAjaneiro 06, 2011

    Amei o texto, bem original!

    ResponderExcluir
  19. Edson Galindojaneiro 06, 2011

    Sou super realista e este texto é muito realista, gostei da crônica.

    ResponderExcluir
  20. Giselle do Carmojaneiro 06, 2011

    Muito bom o texto!

    ResponderExcluir
  21. Amei o texto de ano novo!

    ResponderExcluir
  22. Livia Soledadejaneiro 07, 2011

    Seu blog é show, não tem outro igual. Tá tem sim, mas eu prefiro o teu! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  23. Muito realista seu texto!

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.