sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A polêmica do ABORTO!


ONTEM, ABRI MEU E-MAIL e li de cara assim: ABORTO (em Caps Lock mesmo), vi que esse e-mail me chamou a atenção, porque: uma garota que conheço discute isso sempre e... aborto (um tema importante que surgiu com os debates de campanhas presidenciais!). Não há unanimidade. Existem pessoas a favor e outras, determinadamente contra.
Há duas visões bem distintas: de um lado, os pós-vida, que acreditam que ela começa na hora em que o esperma se junta ao óvulo para formar um feto e são contra o aborto. Do outro, os pró-escolha, aqueles que defendem que uma mulher deve ter o total controle sobre a gravidez e que devem ter acesso a um aborto legal.
A decisão de interromper uma gravidez não é fácil – mesmo para quem está no grupo a favor. E, se já é um drama na vida adulta, imagine só na adolescência. No Brasil, o aborto só é permitido se o bebê tiver sido gerado por estupro ou tiver um problema grave de formação (como não ter cérebro). Enquanto a lei permanecer assim, os risco físicos e psicológicos para uma garota que, sem querer, fique grávida e opte por fazer um aborto são enormes. Sem falar no medo dos pais, na falta do apoio de um médico, do namorado.
E é por isso que, enquanto luta por seu ponto de vista em ‘sites de relacionamentos’, quero que você pense também numa questão importante, que é a de evitar a gravidez na adolescência. Se a sua mãe não levou você ao ginecologista, há sempre a camisinha (indispensável porque previne também outras doenças). Estar pronta pra transar inclui também ter maturidade e coragem de pedir ao garoto que não dispense o preservativo.
Agora é torcer pra que o tema continue sendo debatido de um jeito sério e legal agora que o novo presidente foi eleito.
Mas como já foi dito é um assunto muito, delicado e Complicado, né? Antes de formar a sua opinião, conheça melhor os dois lado da questão.

O que diz quem é a favor...

Abortos rolam de qualquer jeito.
Uma mulher que quer tirar o filho encontra clínicas clandestinas quase em qualquer lugar do país. Não dá para ignorar isso! Portanto, a legislação deve ser discutida o mais rápido possível e sem o envolvimento da igreja. Afinal, nosso governo é laico, ou seja, independente de qualquer ordem religiosa.

Abortos ilegais são arriscados.
Ao tomar um remédio abortivo ou fazer um procedimento cirúrgico ilegal, os riscos de a mulher ter complicações de saúde são enormes. Ela pode até morrer! Em salvador, por exemplo, o aborto é uma das principais causas de morte entre as mulheres.

A lei não é reconhecida pelo povo.
Muitas pessoas conhecem alguém que já fez aborto. E, apesar de às vezes até rolar um preconceito, dificilmente alguém acha que essa mulher deva ser presa por isso, como manda a lei. Então os especialistas perguntam: que lei é essa que se quer manter, mas que não se quer cumprir?


...E quem é contra a legalização.

A vida deve ser preservada sempre.
A vida é um direito de todos, que a lei tem o dever de proteger. Além disso, há muitas mulheres que fazem o aborto porque são pressionadas – às vezes, pelo próprio pai da criança. A legalização do aborto só daria ainda mais chances de isso acontecer.

Um aborto é sempre arriscado.
Mesmo feito como todo o cuidado, o aborto pode gerar problemas sérios: a mulher pode até nunca mais conseguir engravidar. Nos casos de estupro, o aborto seria uma violência contra a mulher, um trauma que a faria se sentir culpada para sempre.

É melhor prevenir que remediar.
Em vez de legalizar o aborto, deveria haver políticas publicas de conscientização da sociedade sobre a prevenção da gravidez. Homens e mulheres precisam saber que têm, juntos, a mesma responsabilidade de evitar uma gravidez indesejada. E, se isso acontecer, a mulher deve receber apoio para ter uma gestação saudável.

30 comentários:

  1. ABORTO É CRIME, SÓ DE PENSAR E TIRAR UMA VIDA EM PROCESSO DE CRIAÇÃO ME SINTO MAL. ACHO QUE NÃO TEM ESCOLHA E NEM ARGUMENTO, ABORTO NÃO!

    ResponderExcluir
  2. Sou super radical e aceito muito bem a opinião dos outros, mas aborto não. É crime e nem deve passar por processo de votação.

    ResponderExcluir
  3. Não é questionável, sou contra!

    ResponderExcluir
  4. RITA DE CÁSSIAnovembro 26, 2010

    ABORTO É CRIME, INCONTESTÁVEL...

    ResponderExcluir
  5. Eu apoio já fiz dois abortos e não me arrependo. Foi horrível é claro, mas melhor pra mim. E como você mesmo escreveu, se tem gente que faz por que não aprovar logo?

    ResponderExcluir
  6. PATRICIA MOTAnovembro 26, 2010

    EU APOIO O ABORTO, ACHO QUE JÁ QUE ELA TOMA REMÉDIOS ABORTIVOS E SOFRE PRECAUÇÕES, DEVE SIM FAZER O ABORTO.

    ResponderExcluir
  7. Logo hoje, aborto!

    ResponderExcluir
  8. é, realmente é bem tennso abordar esse assunto, são coisas geralmente bem difíceis de se chegar a um acordo, porqe ngm nunca concorda com ngm. Afinal cada um têm sua opinião, mas é sempre bom REtratar isso entre os jovens, eeles realmente precisam estar mais atentos a ISSO ! . sim, post ótimo (: bjs ;*

    ResponderExcluir
  9. Eu sou a favor do Aborto, mais não pra menor de idade!

    ResponderExcluir
  10. Lucas Ítalonovembro 27, 2010

    ABORTO é crime, isso é fato!

    ResponderExcluir
  11. ABORTO: 6 pop Trabalho de péssima aparência. 7. Coisa monstruosa. Se é monstruosa é CRIME!

    ResponderExcluir
  12. E você Mel é a favor ou é contra?

    ResponderExcluir
  13. Muito discutida, eu fiz um aborto quando adolescente e não me arrependo não.

    ResponderExcluir
  14. Paula Tavaresnovembro 27, 2010

    Favor ou Contra, é crime gente, não tem discussão!

    ResponderExcluir
  15. Aborto eu não apoio, é crime.

    ResponderExcluir
  16. FABIANA PAIVAnovembro 28, 2010

    TENHO UMA AMIGA DE 14 ANOS QUE ENGRAVIDOU, E A FAMILIA DELA RECORREU A ESSE RECURSO. EU NÃO APROVO, MAS NO CASO DELA ERA NECESSÁRIO. POIS ELA TEM 14 ANOS E TER UM FILHO AGORA IRIA DESESTRUTURAR TODA SUA VIDA. CERTO QUE ELA DEVERIA USAR PRESERVATIVO PRA NÃO CORRER O RISCO DE ENGRAVIDAR, MAS O GOVERNO INCENTIVA A CADA DIA MAIS JOVENS A FAZEREM SEXO. SE ELES INVESTEM NO USO DE PRESERVATIVOS, OS JOVENS VÃO FICAR CURIOSOS EM TRANSAR E LOGO ENGRAVIDAR!

    ResponderExcluir
  17. Eu apoio o aborto!

    ResponderExcluir
  18. Tainá Hidigionovembro 29, 2010

    Minha irmã fez um aborto quando tinha 14 anos, aos 16 fez outro e três anos depois mais um. Hoje ela tem 26 anos é casada e não consegue engravidar. Esta depressiva por conseqüência dos atos feitos na adolescência. As vezes eu a vejo chorando, e ela disfarça mais não consegue esconder o motivo de sua depressão. Por isso eu sou contra ao aborto, depois as consequência são todas as piores possíveis.

    ABORTO NÃO!

    ResponderExcluir
  19. Simone Vegasnovembro 29, 2010

    Não apoio o ABORTO, mas acho que deveria ser aprovado!

    ResponderExcluir
  20. ABORTO É CRIME!

    ResponderExcluir
  21. Aborto é crime, isso basta!

    ResponderExcluir
  22. Minha ma~e fez tres aborto antes de mim, mas hoje sou filha única. Tenho um certo rancor por isso.

    ResponderExcluir
  23. POSSO CONTAR UMA HISTÓRIA QUE ME ASSUSTOU?

    ESTAVA OUVINDO UMA RADIO EVANGÉLICA E ELES DEBATIAM SOBRE O ABORTO, DAÍ UMA MULHER MANDOU UMA CARTA FALANDO QUE FEZ UM ABORTO A UNS ANOS ATRAS, ENTÃO UM TEMPO DEPOIS ELA SE CASOU. TEVE UM FILHO E QUANTO ESSA CRIANÇA ESTAVA COM 8 ANOS ELA SE IRRITOU COM A BAGUNÇA DO FILHO. DAÍ O FILHO FALOU PRA ELA ASSIM: "POR CAUSA DAQUILO QUE VOCÊ FEZ COMIGO, EU VOU FAZER DA SUA VIDA UM INFERNO SUA ASSASSINA!".

    FIQUEI ASSUSTADA COM ESSA HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  24. Eu sou contra ao aborto...

    ResponderExcluir
  25. Eu sou a favor, não tenho nada contra!

    ResponderExcluir
  26. Eu sou a favor do aborto, fiz um e se eu precisa-se faria outro pois o momento é impróprio pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como voce fez o aborto em renata eu gostaria muito de saber me fala por favor...

      Excluir
  27. Ana Paula Ramalhodezembro 02, 2010

    Aborto é crime, mas vendo pelo lado de que as mulheres mesmo sabendo que é fazem acho melhor legalizar mesmo. Pois já vão numa clinica especializada no assunto e não dão a vida nas mãos de qualquer um louco.

    ResponderExcluir
  28. Pedro Américodezembro 02, 2010

    Se aborto é crime porque legalizar?

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.