quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Meio cheio ou meio vazio?


8º Post: Da série.

...Precisamos mesmo ser tão críticos?

Outro dia, saindo do cinema, ouvi a conversa de duas amigas.
Uma estava suspirando pelo filme, uma comedia romântica, e a outra saiu com uma cara de megacrítica, sabe como é, né? Daí essa da cara megacrítica começou a reclamar que aquelas duas horas não tinham acrescentado nada na vida dela. “Só gosto de filme cabeça”, sentenciou. Daí a amiga suspirante ficou toda bravinha e começou a discursar sobre como filme cabeça é chato e como comédia romântica é legal: “Quando vou ao cinema, não quero pensar. Quero me divertir!" daí a amiga megacrítica respondeu...
Bom, na verdade, não sei o que ela respondeu, porque segui meu caminho, né? Eu não ia ficar ouvindo as duas para sempre. O caso é que fiquei pensando: por que a gente tem essa mania de criar rivalidade entre coisas?
Pode reparar: é como se, muitas vezes, a gente ficasse se forçando a tomar partido. Você ouve rock ou música sertaneja? Prefere campo ou praia? Loiro ou moreno? Carne vermelha ou peixe? Suco ou parece que o tempo todo temos que marcar um “x” nas opções.

Uma vez, no colégio, me perguntaram se eu era do time dos que preferia matemática ou português. Eu tinha uns 7 anos e perguntam uma coisa dessa, você se sente meio encurralado. A pessoa tinha colocado um “ou” na pergunta, o que deixava claro: eu só tinha uma opção. Pensei e respondi: português. Sem querer fazer drama sobre a minha vida colegial nem nada, passei anos conformado ao meu destino de ser bom em português e ruim em matemática. E não precisava ser assim! Anos depois que eu vi que tinha gente boa nas duas coisas, que eu podia gostar de matemática e continuar gostando de português.
Voltando ao filme, toda vez que alguém pergunta que tipo de filme eu gosto, fico tentado a responder baseado nos últimos que vi, mas a verdade é que meus filmes preferidos variam de acordo com minha época da vida. Alias, variam num mesmo fim de semana! Mas, mesmo que eu sempre amasse os mesmo tipos de filme, porque teria que criar uma rixa entre esse tipo de filme que amo e os outros? Por que defender um e detonar o outro, como se estivesse escolhendo um candidato para votar?

Uma das coisas que acho mais legais na arte é a diversidade. É incrível ter acesso a tantos tipos de músicas, livro etc... Essa variedade atende não só pessoas diferentes, como a mesma pessoa em diferentes momentos. Para que abrir mão disso? Fico pensando se essas pessoas que defendem amorosamente um tipo de coisa gostariam que a outra opção sumisse do mundo só porque elas não gostam. Você, eu não sei. Mas eu acho que isso seria um empobrecimento desnecessário da arte.

Da mesma forma, acho que escolher categoricamente entre ficar/namorar, loiro/moreno, matemática/português é um empobrecimento da vida. A gente muda, nosso gostos variam e nossas idéias, infelizmente, não são fixas. Pra que trocar o “e” pelo “ou”? Talvez seja mais fácil escolher se o copo está meio cheio ou meio vazio, mas a verdade é que ele está meio cheio E meio vazio – de refrigerante ou suco, dependendo do dia. E tudo bem.

22 comentários:

  1. Realmente é muito complicado decidir as coisas quando colocam "ou" no meio!

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto, alias eu amo a serie... todos os textos são engraçados e embaraçados.

    ResponderExcluir
  3. Meio cheio ou meio vazio? Não entendi o contexto.

    ResponderExcluir
  4. Cadê os top's 10? Sinto falta.

    ResponderExcluir
  5. RODOLFO MEDEIROSnovembro 04, 2010

    CARAMBA REALMENTE É TUDO QUE EU PRECISAVA LER NO DIA DE HOJE, POIS JA ACORDEI MUITO ATRIBULADO. E MINHAS PÉROLAS ME DEIXARAM NESSA SITUAÇÃO, ENTRE O "OU" OU "OU", SE É QUE VOCÊ ME ENTENDE. ABRAÇOS MENINO!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o texto. Adorei!

    ResponderExcluir
  7. Márcia Reisnovembro 04, 2010

    Eu também coloco os meus melhores filmes nos que eu assisto ultimamente. Ainda bem que não sou a unica, rsrsrsrs!

    ResponderExcluir
  8. Branca Marianovembro 05, 2010

    Adoro seu BLOG!

    ResponderExcluir
  9. Tudo que você escreve parece meio louco, mas depois faz um certo sentido. Gosto dessa diversidade.

    ResponderExcluir
  10. Curto o seu estilo de escrever, confesso que acho meio mais pro lado adolescente, minhas filhas gostam.

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu perfil.

    ResponderExcluir
  12. Maria Beatriznovembro 06, 2010

    Curto teu twitter e adoro teu blog!

    ResponderExcluir
  13. Amei o texto, sou sempre assim!

    ResponderExcluir
  14. Lilian Matarazonovembro 08, 2010

    Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  15. Paula Tavaresnovembro 08, 2010

    Muito interessante sua série!

    ResponderExcluir
  16. Todas sua crônicas são perfeitas, mas o que você acha do aborto?

    ResponderExcluir
  17. Seu bloga é essência pura.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom esse texto.

    ResponderExcluir
  19. Belo texto e o blog esta perfeito.

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.