quinta-feira, 29 de julho de 2010

Falsa intimidade.

Fala-se muito sobre as frágeis relações amorosas de hoje, tão afetadas pela urgência de satisfazer desejos imediatos, pelas inúmeras possibilidade de contato instantâneo e pela pouca durabilidade dos sentimentos. Me pergunto: onde esta o furo dessa história? O que perdemos no meio do caminho? Talvez nem tenhamos encontrado aquilo que só a poucos casais foi dado viver e que os mantém unidos a despeito de toda artilharia. A maioria, hoje, vive suas relações afetivas e sexuais de forma periférica. Contenta-se com cama, orgasmos e satisfação dos instintos. Isso somado a um cineminha, uma escapada no feriadão e um almoço em família configura uma privacidade compartilhada, e é o que basta para confirmar que a relação existe, seja ela chamada de rolo, namoro ou mesmo casamento.

Ainda me pergunto: onde está o furo da história? Por que essa privacidade compartilhada não se sustenta por muito tempo, não satisfaz 100% e gera tantas frustrações?
Com a possibilidade de acesso virtual a uma variedade de candidatos à grande amor e de seus cadastros (idade, profissão, time, fetiches), entrar na privacidade dos outros ficou muito fácil. Porem, em proporção inversa, perdeu-se a noção do que é intimidade, algo que nem mesmo algumas relações duradouras conseguem atingir.
Intimidade não se externa, não se divulga, não se oferece na internet. É nosso bem mais secreto, é onde guardamos a chave do nosso mistério, das nossas dores, das nossas dúvidas, da nossa emoção genuína. Não se compartilha isso com outra pessoa se ela não tiver sensibilidade suficiente para nos ouvir e entender, para nos aceitar e nos acrescentar, para nos respeitar e ofertar em troca sua própria intimidade, selando a partir daí um tipo de pacto que beira o sublime.

Essa intimidade requer confiança plena, compatibilidade na maneira de enxergar o mundo e nenhum instinto maléfico em relação ao outro. Intimidade é quando duas pessoas, mesmo distantes em espaço, estão profundamente unidas porque se reconhecem cúmplices, não competem pela razão. Claro que a intimidade não consegue evitar ciúmes e conflitos de idéias, e tampouco se pretende que ela acabe com a solidão de cada um, que é sagrada, mas ela assegurará a longevidade de uma união que será estabelecida pela generosidade do olhar: se estará mais preocupado em enxergar a alma do outro do que em fiscalizar para onde ele está olhando.
Amigos conseguem essa magia mais do que muitas duplas românticas, que frequentemente se enganam a respeito da falsa intimidade que o sexo faz supor. Invadir a privacidade alheia é moleza, basta um torpedo, um telefonema, um encontro. Mas ter acesso ao mundo interno que o outro habita e sentir-se à vontade nesse mundo é que torna tudo mais raro, mais mágico e mais eterno.

22 comentários:

  1. Evelyn Limajulho 29, 2010

    Mel adorei o texto, estava louca pra ler ago novo por aqui! Parabéns é perfeito.

    ResponderExcluir
  2. Beto Cavalcantejulho 29, 2010

    Estou lendo seu blog é muito bom. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. PALOMA GARCIAjulho 29, 2010

    Menino esta superando suas expectativas a cada dia que passa. Amei o texto, me vi em cada linha que você escreveu.

    ResponderExcluir
  4. Michelle Dantasjulho 30, 2010

    Muito lindo seus textos você sabe passar sentimentalismo para as pessoas, adorei.

    ResponderExcluir
  5. Andréia Costajulho 30, 2010

    Mel meu lindoooooooooooo, estou adorando suas crônicas a cada dia que passa, faça um livro. e tira os que estão criados do seus arquivos. Amo a gravidez inesperada e Blog do Bruno, agora faça um sobre triângulo amoroso, você vai se superar. Acredite, te amo menino lindo.

    ResponderExcluir
  6. Martha Texeirajulho 30, 2010

    Te amo, muito garoto. Mesmo com as criticas sobre você saiba que te adoro. Você é inegavelmente, e saiba que quem critica é porque tem uma ponta de vontade de ser igual ou melhor e não consegue. Esta perfeitamente bem, seus textos me encantam a cada da que leio coisa nova por aqui. E não se preocupe em colocar textos novos cada dia não, existem 289 textos aqui uns que eu nunca havia lido tem uma sobre funk que adorei a mulher melancia toda se sentindo e você a criticando, muito foda.

    ResponderExcluir
  7. Raphael Baronessijulho 30, 2010

    Intimidade é foda, só divido a minha com você e isso não é segredo nenhum, alias é segredo sim. Muito bom esse texto me encontrei nas entrelinhas ainda mais na arte que os amigos entendem os olhares.

    ResponderExcluir
  8. Rayane Garciajulho 31, 2010

    Amei o texto, muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  9. Liliana Almeidajulho 31, 2010

    Mel menino, moleque... Esse texto é a sua cara!

    ResponderExcluir
  10. Nossa a Andréia e a Martha escreveram um sub texto. Que inveja, rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  11. Cristina Mattosagosto 01, 2010

    Adorei seu texto ta se superando heim menino.

    ResponderExcluir
  12. Lindo, seu texto. Me lembra um episódio da sua vida.

    ResponderExcluir
  13. Wesley Gomesagosto 03, 2010

    Meu pai ama teu blog, fiquei meio desconfiado dele, será que ele é gay?

    ResponderExcluir
  14. Paulo Sérgioagosto 03, 2010

    Adorei o texto, só achei o titulo meio pesado, Falsa intimidade. Fica muito, sei lá...

    ResponderExcluir
  15. Menino, nem acredito que voce tem um blog, te sigo no twitter e faço mil perguntas pra ti no forms. Adoro seu jeito de ser, acho muito espontâneo.

    ResponderExcluir
  16. Ex-namorado.agosto 03, 2010

    Gosto muito de vc garoto, adoro vc e vc nem liga pra mim. O que eu faço pra vc olhar pra mim?

    ResponderExcluir
  17. Ex-namorado? Quem seria? Srº T ou Mickey?

    ResponderExcluir
  18. Victória Cristinaagosto 04, 2010

    Comprei o livro diários do vampiro 2º estou adorando, ja li o 1º quero ler o 3º e o 4º. Sabia que vai até o 12º? Nossa fiquei muito pirada com isso!

    ResponderExcluir
  19. Paula Mattosagosto 04, 2010

    Adoro seu blog pensei que vc fosse escrever alguma coisa sobre, volta as aulas.

    ResponderExcluir
  20. Aline Monteiroagosto 04, 2010

    Lindo texto, muito bom!

    ResponderExcluir
  21. Menino maluco, adoro seu blog seus posts são inenarraveis!

    ResponderExcluir
  22. Seus textos são meio melancólicos, e as vezes só a vezes engraçado.

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.