sexta-feira, 25 de junho de 2010

Diga não ao Bullying!

Uma coincidência incrível: estava aqui, pronto pra escrever um post sobre qualquer coisa, quando vi o tuíte da Demi Lovato: “Bullying is a very serious issue. You can help put a stop to it” (Bullying é uma questão muito séria. Você pode ajudar a por um ponto final nisso).

Demi, a estrela do filme “Camp Rock” declarou que já sofreu com zoação na escola. “Foi muito doloroso para mim. Mas algo que está no passado e tenho orgulho de ter superado.” Disse Demi numa entrevista. Para Demi, a solução foi mergulhar em sua maior paixão: a musica. Hoje, aos 17 anos, ela é uma superdiva: canta, tem seu próprio programa de TV e namora um dos caras mais desejados do mundo, o Joe Jonas (prefiro o Nick, mas... não é esse o foco, ok!). mesmo assim, se emociona ao falar do assunto até hoje.

1996: Hayley Willians, 13 anos, só tem um único amigo na escola. As colegas espalhavam: "Hayley é gay!" A garota não aguentou e pediu para a mãe trocá-la de colégio. Tenho certeza de que você sabe o que aconteceu depois. Na escola nova, ela conheceu Josh e Zac Farro, com quem formaria a banda paramore. E, de garota odiada na escola, tornou-se uma das mais admiradas do mundo!!! Hayley acredita que se tem uma carreira bem sucedida hoje, é porque soube enfrentar as dificuldades na escola. E graças ao Bullying que ela investiu na música.

2010: a adolescente Phoebe Prince, 15 anos, chegou em casa após uma aula e se enforcou. Naquele dia, ela havia sido ameaçada na biblioteca da escola e depois algumas garotas, apelidadas pela mídia local de Massachussets, nos EUA, de "mean girls", atiraram nela uma latinha de energético.
Descobriram que a adolescente era vitima de Bullying atraves da internet e de outros meios de comunicação: eles usavam o Twitter, o FaceBook e o Formispring para xingá-la, seus livros eram derrubados de suas mãos, SMS's horríveis eram enviados ao seu celular. Tudo porque, no primeiro ano nessa escola, ela ficou com um dos caras mais populares. Phoebe não aguentou.

Talvez sem a ajuda da mãe ou de alguém que a apoiasse, a história de Hayley fosse diferente. No caso de Phoebe, o mais chocante é que, além de a escola inteira saber, o staff do colégio também tinha conhecimento sobre o Bullying. E ninguém fez nada.
O mais grave de tudo é que, com a internet, quem faz o Bullying ganha ainda mais força, porque conta com anonimato e a rapidez com que as idéias se multiplicam na rede. Não é à toa. Volta e meia, chegam aqui no blog comentários, e recebo vários e-mails de garotas e garotos que sofrem com o problema.
E é por isso que, desde o último e-mail percebi o tamanho do problema, e tomei a frente de uma campanha que diz não ao bullying tanto virtual quanto qualquer outro tipo. Não importa o quanto o outro seja diferente, ou o mico que pagou em uma festa, ou o que quer que tenha feito em seu passado: NINGUÉM MERECE SER VÍTIMA DE BULLYING.

Parece frase feita mas não é: só você pode mudar histórias como essas. Desde não ignorar o que está acontecendo com outra pessoa bem a sua frente até liderar um grupo de discursões online ou no colégio.
Quer aderir a essa causa? Então, desde já, não repasse e-mails, tuítes e fotos maldosos. E também não deixe a coisa rolar sozinha: ajude as vítimas denunciando para professores, diretores e pais. E dê sua contribuição lá no site: ( http://bit.ly/awM6qM ).

Conto com você!

17 comentários:

  1. Adorei, essa campanha! REealmente o Bullying é a pior coisa que ja foi criada.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda Vasconcellosjunho 25, 2010

    Bullying é crime! E quem pratica é sem sentimento.

    ResponderExcluir
  3. Daiana Fonsecajunho 25, 2010

    Sempre vejo os comentarios sobre bullying aqui e você tem outros post's que falam de bullying também. Você sofreu de bullying no colégio?

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, esta de parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Flavio Ribeirojunho 25, 2010

    Perfeito menino temos que ajudar quem precisa!

    ResponderExcluir
  6. Rayane Garciajunho 26, 2010

    Eu sofri de bullying, mas nem sabia o que era isso. Uns meninos jogavam papéis em mim. Mas eu sempre me calava.

    ResponderExcluir
  7. Émilly suelenjunho 26, 2010

    Adorei a campanha e pode contar comigo.

    ResponderExcluir
  8. Juliana Carvalhojunho 26, 2010

    Realmente bullying é despressivel.

    ResponderExcluir
  9. Laura Martinsjunho 26, 2010

    Adorei as historias e fiquei chocada!

    ResponderExcluir
  10. Nunca imaginei que isso fosse bullting, tinha umas meninas no meu colégio que faziam isso com outras garotas.m Era terrivel, mas eu acha vengraçado. A situação nunca chegou a esse ponto!

    ResponderExcluir
  11. Indaia Regina Calandrinijunho 26, 2010

    Conte comigo, pode ter certeza que estou pronta pra te ajudar!

    ResponderExcluir
  12. Gabrielle Ribeirojunho 27, 2010

    Vamos nos unir e acabar com o Bullying! Isso é uma ameaça aos adolescentes do mundo.

    ResponderExcluir
  13. Talita Tavaresjunho 27, 2010

    Não concordo com o Bullying, mas tem gente que pede pra ser zoado.

    ResponderExcluir
  14. Rita de Cassiajunho 27, 2010

    Texto perfeito! Adorei...

    ResponderExcluir
  15. Meiriely Ilhidiojunho 27, 2010

    Vamos nos unir pode contar comigo!

    ResponderExcluir
  16. Laura Martinsjunho 28, 2010

    Adorei a campanha, pode contar comigo porque eu com certeza digo mão ao Bullying!

    ResponderExcluir
  17. Ester Freitasjunho 29, 2010

    Acho de uma ótima escolha essa campanha!

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.