quinta-feira, 20 de maio de 2010

Beleza é tudo?

6º post: Da série.

...Precisamos mesmo ser tão críticos?

Outro dia, andando pela rua, vi a L, que estudou comigo no colégio. A gente se cumprimentou, conversamos por um tempo e cada um seguiu seu caminho. Não parecia, mas L tinha sido uma das minhas melhores amigas daquela época (não de todos os anos do colégio, claro, mas por um período, ela deteve a coroa de melhor amiga). O lado obscuro da história, que ficou guardado por todos esses anos e será revelado agora (tan-tan-tan-taaan), é que a gente nem gostava tanto assim um do outro. Éramos melhores amigos porque tínhamos algo em comum: éramos feios. Bem feios. Horrorosos. Ta chega de frisar. O caso é que, bem, a gente tinha que se unir para conseguir sobreviver nesse mundo de bonitos.

Certo, menos drama, mas não tão menos assim! Porque vou falar: é muito, muito chato ser uma pessoa feia. Se eu pegasse a pessoa que espalhou essa história de que beleza é tudo, eu... bem, não sei o que faria. Sou bem pacifico, sabe. Mas enfim, o ponto é: só quem passa por isso sabe como existe uma cobrança danada em torno da beleza brasileira.
Claro, é bom cuidar, freqüentar a academia, ter a pele impecável. Entrar direitinho na calça 42 (ou 40 caso esse seja seu numero. Não precisa esfregar na cara!). Olhar-se no espelho e gostar do que vê. O problema é o outro lado da coisa: a obrigação de ser pelo menos bonitinho, ajeitadinho. Como era doído quando os meninos riam da gente no colégio, fazendo piadinhas. E quando as meninas bonitas olhavam para a gente com aquele olhar de superioridade, então? Sem querer desabafar, mas desabafando: nessas horas, eu me sentia como se valesse menos. Como se a beleza fosse a coisa mais importante na vida de uma pessoa. Como se eu não tivesse cumprido meu papel no universo. Como se...

Ok, ok, juro que vou tentar controlar o drama. Cresci e fiquei mais bonito, mas, quando vejo uma pessoa feia, me lembro na mesma hora da tristeza que sentia, a falta de autoconfiança. E fico pensando. Não podemos escolher que importância a beleza tem na vida de uma pessoa: vivemos em sociedade e essa coisa toda. Mas será que precisamos ser tão cúmplices daquela pessoa do segundo parágrafo que espalhou essa história? O tempo todo?

Penso nisso quando vejo adolescentes bonitos (as) se achando, a ponto de darem mais valor à aparência do que a qualquer outra coisa; pessoas não tão bonitas simplesmente arrasadas, como se a alegria de viver dependesse disso; pessoas de todo tipo muito preocupadas com a beleza e até competindo entre si para ver que faz mais sucesso. Ai, que preguiça! Claro, não é o caso de levar tudo muito a serio e, digamos, militar pela feiúra. Senão a vida fica chata, né? É só que...
Bem, é só que, enquanto eu e minha amiga sofríamos no colégio, aonde já chegávamos nervosos por causa das piadinhas que teríamos que ouvir, lá estavam os meninos (as) feios (as), se divertindo tanto quanto os (as) bonitos (as), e, ainda por cima, se juntando a eles para falar (mal) da gente. É só que a gente sofria muito com esse complô, sabe. É só que isso era muito injusto. É só que...
Certo, já escrevi o que eu queria escrever, chega de drama!

Beijos e Abraços!

22 comentários:

  1. Oba primeira a comentar!!!!!! Iupiiiii
    Beleza é tudo pelo menos pr mim!

    ResponderExcluir
  2. Feiura não é seu caso convenhamos, vc é realmente lindo!

    ResponderExcluir
  3. Vc é muito fofinho, e como assim era feio, muito feio, bem feio e horroroso? Não consegui frisar como vc diz!

    ResponderExcluir
  4. Rsrsrsrsrsrs eu tbm era taxa como feia no colégio! tinha pânico de ir estudar. será que eu, vc e a L estudávamos juntos?

    ResponderExcluir
  5. Achei o texto bem interessante, mas acho que beleza é realmente tudo!

    ResponderExcluir
  6. Maria Izabelmaio 20, 2010

    Eu fui aluna feia, mas depois estudei estética e me transformei.

    ResponderExcluir
  7. Liliana Almeidamaio 20, 2010

    MEL, ESTOU TECLANDO COM MINHA FILHA NO COLO, POR COINCIDENCIA ELA SE CHAMA MEL. EU TAMBEM ME SENTIA FEIA, MAS CONHECI UMA PESSOA QUE ME FEZ ACREDITAR QUE BELEZA NÃO É TUDO! SEJA FELIZ JUNTO AO SR° T E FEIO OU NÃO SAIBA QUE A BELEZA MAIS LINDA DE UMA PESSOA É A INTERIOR.
    LINDO MENINO!

    ResponderExcluir
  8. É pancada né?!
    Infelizmente é nossa realidade cruel!
    Vc na verdade sofria o chamado Bulling né?!!
    Eu quando criança era gordinha,,pensa como era,, mas eu não ligava e metia a porrada em quem mexia comigo... naquela época podia brigar mais né?!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca me senti feio, se me falassem isso eu ia lá e socava o desgraçado. Agora adorava mexer e rir do povinho que era zuado!

    ResponderExcluir
  10. Isso chama-se Bulling e infelismente ainda existe no dia de hoje!

    ResponderExcluir
  11. Angélicamaio 21, 2010

    É a pior coisa do mundo quando vc é chamada de feia, eu me sinto tão pra baixo!

    ResponderExcluir
  12. Sempre me achei feia, mas nã aponto de ser zuada pelos colegas, mesmo se eles me zuarem eu deço o pau.

    ResponderExcluir
  13. Josiane Kulinomaio 21, 2010

    Você é lindo, e como você pode ser feio? Não compreendo e nem entendo!

    ResponderExcluir
  14. Fala sério se me chamassem de feia eu simplesmente diria, não é feiúra é susto por está olhando pra alguém mais feio do que eu!

    ResponderExcluir
  15. Adoro seu blog e te acho lindo, ainda bem que vc ficou lindo!

    ResponderExcluir
  16. Feio! Você? A fala sério, essas meninas e meninos eram cegos ou tinham dislexia, só pode! Você é um dos caras mais bonitos do meu twitter, e nem sei como foi que te achei! Acho que foi pela sua beleza.

    ResponderExcluir
  17. Mel, não venho comentar sobre feiúra ou algo parecido, só quero te dizer que você é um bobo, babaca, besta e com certeza disléxixo. Pra não conseguir enchergar o amor do Sr° T por você, só pode estar pirado! Sinto muito, mas é minha opinião!

    ResponderExcluir
  18. Natália Filizolamaio 21, 2010

    Lindo, lindo, lindo, lindo e lindo! Ainda existe alguém que te acha feio? Vala me Deus!

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro seu blog e seus textos são incríveis, nunca pare de escrever mesmo que as pessoas te chamem de feio, horrível, sem graça. Você é muito especial!

    ResponderExcluir
  20. Gente, você é lindo... como pode ser chamado de feio quando era mais novo?

    ResponderExcluir
  21. Rafael Baronessimaio 22, 2010

    Olha eu era feio quando criança, mas minha mãe insistia em dizer que eu era a criança mais lindo do mundo!

    ResponderExcluir
  22. Rsrsrsr, não me contive e lembrei-me da minha adolescência. sofri dos mesmos detalhes! Era a feinha da turma.

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.