segunda-feira, 15 de março de 2010

A vida e o Ketchup.


5º post: Da série.

...Precisamos mesmo ser tão críticos?


Outro dia vi na TV um psicólogo falando sobre as cincos coisas que as pessoas felizes têm em comum. Uma das coisas era: encarar os contratempos como aprendizados e não como provas de que você é uma pessoa azarada. Isso me chamou a atenção porque, na mesma semana, o tarólogo de uma amiga minha tinha falado algo parecido para ela (juro que é uma amiga, não sou eu. Eu nunca fui a um tarólogo, só a um runólogo). Então, é mais ou menos assim: suponhamos que você tropeçou numa pedra e caiu. Se, em vez de amaldiçoar a lei da gravidade, você tira um aprendizado disso (no caso da pedra, não me pergunte o quê), é porque você é feliz, otimista etc...

Sem querer pagar de conclusivo nem nada, conclui que, diante de uma situação ruim, se focarmos o aprendizado em vez de nos lamentar, esse aprendizado não é apenas uma prova de que somos felizes: talvez seja a felicidade em pessoa. Quer dizer, não em pessoa, porque a felicidade não é uma pessoa, né? Mas, enfim, você entendeu. Sentir-se bem quando tudo dá certo é fácil: se a gente não se sente feliz nem nas situações felizes, aí fica bem difícil, né? Mas continuar em paz quando derramamos ketchup na blusa, quando estudamos para passar numa prova e não passamos, quando amamos alguém que não nos ama, aí, claro, é, mais complexo. Na verdade, é natural que, quando essas coisas ocorrem, a gente fica mal. Afinal, se o amor da sua vida te dá um pé na bunda e você ri, não vou achar que você é uma pessoa feliz, mas louca. O ponto é: ficar mal na hora, mas depois tentar aprender algo com aquela experiência, me parece bem dinâmico. Esse “na hora” pode variar de cinco minutos a semanas, dependendo se estamos falando de ketchup ou do seu futuro como modelo que desabou quando você lembrou que mede 1,55m. Mas passa e depois você aprende algo.

E por que aprender é tão legal, afinal? Tanto o tarólogo como o psicólogo concordaram que nem tudo depende só da gente. Às vezes, as oportunidades caem no nosso colo, mas o mais comum é que a gente tenha que se esforçar para que elas venham, concorda? Só que tem hora que a gente se esforça e... vê que o universo está meio mal-humorado. E aí? Ficar de birra não adianta, apesar de ser inevitável no começo. Já aprender é uma reação muito mais duradoura e benéfica: a gente para de se encanar como o que deu errado e tenta ver o que pode dar certo. A gente percebe que, às vezes, aquilo que pensamos que queremos nem sempre é o melhor. A gente entende que, quando olhamos nosso passado, vemos que foi fundamental para ficarmos bem agora.

Assim, quando a gente aprende, fica mais feliz, como se felicidade e aprendizado caminhassem juntos. Como se fossem amigos, tomassem sorvete, visse DVDs um na casa do outro... Não faz sentido?
Tudo bem. Concordo que a mancha de ketchup na blusa não nos ensina muita coisa, a não ser ter mais modos à mês, e que daqui a cinco anos não vai ter feito muita diferença na nossa vida. Mas, assim como nem só de hambúrguer vive o ketchup, nem só desses detalhes vive a vida, né? Bem péssima comparação, mas você entendeu.

Beijos e Abraços!

34 comentários:

  1. Já estava mais do que na hora da série voltar! Adorei o texto.

    ResponderExcluir
  2. Rsrsrsrs, runólogo! O que é isso?

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, e ele foi muito bem escrito. Você deveria ter feito jornalismo, e não turismo.

    ResponderExcluir
  4. Ricardinhomarço 15, 2010

    "A vida eo Ketchup" tinha titulo mais sugestivo não?

    ResponderExcluir
  5. vc é meio perturbado não? Comparar a vida com uma blusa manchada?

    ResponderExcluir
  6. Juro que não acreditei quando vi esse post sobre ketchup!

    ResponderExcluir
  7. Quando vc vai dar sequencia a serie 10 coisas?

    ResponderExcluir
  8. Desde uns tempos que eu te conheço, acho seu blog meio louco. Você fala de coisas esquisitas. e acha tudo muito normal.

    ResponderExcluir
  9. A vida e o ketchup, não poderia levar um nome mais sugestivo. Né.

    ResponderExcluir
  10. Rsrsrsrsrs vc tem cara de quem frequenta uma boa cartomante, e não um runólogo! Alias o que um runólogo faz?

    ResponderExcluir
  11. Rsrsrsrsrs, jura que isso é verdade? Vc realmente já foi num runólogo?

    ResponderExcluir
  12. Cai da cadeira de tanto rir, com esse post sobre ketchup! É muito engraçado como você consegue colocar a par os conflitos do dia a dia, num texto comico!

    ResponderExcluir
  13. Cara eu tava na maior depre e quando li teu post reanimei, e fiquei super alt!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom o texto, adorei e ri horrores!

    ResponderExcluir
  15. Amei o 5º post da serie, alias todos os post da serie são ótimos.

    ResponderExcluir
  16. Vc acredita em runologia?

    ResponderExcluir
  17. Não creio que vc comparou a vida a um ketchup!

    ResponderExcluir
  18. Cristina Garciamarço 18, 2010

    Nossa isso tem tudo haver comigo, juro! Fiquei desolê quando li o post e realmente me vi nas entre linhas de cada frase!

    ResponderExcluir
  19. As vezes entro aqui e encontro coisas bizarras... Mas este texto esta demais. Muito bom!

    ResponderExcluir
  20. Adorei o post! Esta muito bem escrito... Parece cronica de revista! Adorei...

    ResponderExcluir
  21. Teu blog é a tua cara, nunca encontrei um blog que seja bem parecido com o dono. Parabéns...

    ResponderExcluir
  22. Adoro seu blog, e principalmente vc... sempre entro aqui e nunca me decpciono com nada, tudo que escreve é bom de ser aproveitado.

    ResponderExcluir
  23. ESTOU AQUI PRA DIZER QEU ESTOU ADORANDO A SAGA DO "PERCY JACKSON" E NÃO SABIA QUE JA HAVIA LANÇADO O LIVRO, A BATALHA DO LABIRINTO... GRAÇAS AO TEU BLOG FIQUEI SABENDO. OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  24. Sérgio Haresmarço 20, 2010

    Amei o texto, você realmente surpreende a todos com seu ponto de vista espetacular!

    ResponderExcluir
  25. Adoro seu blog e nunca deixo de dar uma olhada nele, sem falar que amo os teus peixinhos sempre que passo aqui dou comidinha pra ele.

    ResponderExcluir
  26. Amo você muito mesmo, adoro sua crônicas e principalmente o jeito que você vê o mundo. Não entendo como você pode ser um ateu e fala muito em Deus nas suas crônicas! Meio cético não?

    ResponderExcluir
  27. Rsrsrs, leio teu Twitter e adoro seu blog, vc escreve coisas inusitadas. Sempre me vejo nos seu post's a cada dia são mais fascinantes. Parabéns...

    ResponderExcluir
  28. Não curto blogs não o seu então é um lixo!

    ResponderExcluir
  29. Nunca mude seu jeito de escrever! É único e você deve ser sempre assim... Realista e excêntrico.

    ResponderExcluir
  30. Amei teu blog, não conhecia uma amiga me indicou e eu adoreeei! Parabéns...

    ResponderExcluir
  31. Não acho graça em blog e o seu é muito gay! Blog é coisa pra viadinho, ops! desculpe.

    ResponderExcluir
  32. Texto, novo please!

    ResponderExcluir
  33. Nunca soube o que era um blog entrei no teu e descobri que é a melhor coisa do mundo, já li todos os post da serie. Sem falar nos outros... adoro!

    ResponderExcluir
  34. Adorei o texto, mas coloca outro post.

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.