segunda-feira, 22 de março de 2010

Quando os Chatos somos nós.

Você conhece um chato. Ou dois. Ou meia dúzia. E até agora, viraram figurinhas folclóricas na sua vida. Talvez seja um cunhado, um amigo de um amigo, um colega de trabalho. Os chatos são bem-intencionados, não se pode negar. E é justamente essa boa intenção fora da medida que faz deles... chatos. O chato nada mais é que um exagerado. Ele ama demais, ele é infantil demais, ele leva muito tempo para contar algo que lhe aconteceu, ele fica hooooras no telefone, ele se leva a sério além do razoável, ele ocupa o tempo dos outros com histórias que não são interessantes. O chato é, basicamente, um cara (ou uma mulher) sem timing.

Estava pensando nisso quando escutei alguém citando uma das coisas mais chatas que existem. Tive que concordar: colocar um filho pequeno no telefone pra falar com a dinda, com a vovó, com o titio, é muito chato. A gente ama aquela criança – talvez seja até nosso filho! – mas ao telefone, esquece. Tentamos entabular um dialogo minimamente inteligível e nada rola. Ou ele abre o bico, e só nos resta ficar idiotizados do outro lado da linha.
Todo mundo sabe que isso é chato. Mas todo mundo que já teve um filho comete essa mesma chatice com os outros. Por quê? Porque pai e mãe de primeira viagem são chatos por natureza. Ninguém escapa. Se não for chato, será considerado um sem-coração. Todos irão apontar: olha lá, aquele ali esconde o filho. Põe ele no telefone!
Outra chatice é mostrar 3.487 fotos do bebê. Dá nos nervos quando o filho não é nosso. Todos os bebês são iguais, menos para seus pais. Seja bem sincero: dá pra agüentar ver fotos de bebê no celular? Basta perguntar educadamente par alguém: e seu filhinho vai bem? Pronto. Num segundo o celular ou iPhone será sacado e apontado direto para seus olhos: veja você mesmo.
A gente sabe que é chato, mas toleramos com sorrisos a mesma coisa quando chegar a nossa vez – ou já fizemos um dia. Se você passou dessa fase, segure a onda e compreenda os que ainda não passaram. Nada de reclamar. Aqui se faz, aqui se paga.

Outras chatices? Quando alguém pergunta: lembra de mim? Se está perguntando, é porque a chance é remota. Mas já não fizemos isso diante de alguém que gostaríamos muuuuito que se lembrasse? E quando a gente começa uma frase com “adivinha”. Adivinha pra onde eu vou nas próximas férias. Adivinha quem me convidou pra jantar. Adivinha com quem eu sonhei hoje.

Falando em sonho, tem coisa mais chata do que ouvir o sonho dos outros? Mas você já contou os seus. Vááááárias vezes.
E esticar as letras das palavras quando se está escrevendo?
Agora adivinha qual o próximo exemplo que eu vou dar. (Rsrs). Precisamos mesmo colocar risadas entre parênteses para que os outros entendam nossas piadinhas cretinas?
Alguns menos, outros mais, chatos somos todos.

19 comentários:

  1. Adorei o texto, muito original!

    ResponderExcluir
  2. Hilário... Realmente é muito chato ser chato.

    ResponderExcluir
  3. Texto perfeito...

    ResponderExcluir
  4. Não me contive e até cai da cadeira de tanto rir, realmente é verdade e muito chato quando alguém põe qualquer criança que seja pra falar ao telefone. Um saco...

    ResponderExcluir
  5. Como diria a minha mãe! Chato é carrapato, mas tem coisa mais chata do que sonho alheio; isso é a mais pura realidade.

    ResponderExcluir
  6. Dário Carvalhomarço 23, 2010

    Não aguentei e passei teu Blog como link via e-mail pra todos os meus amigos do escritório. Cara é muito louco, e bastante diferenciado.

    ResponderExcluir
  7. Ai, eu gosto de colocar meu filhinho pra falar com o pai dele no telefone. ;(
    Não gostei desse post não.

    ResponderExcluir
  8. Seu blog é show! Adorei o texto e estou muito feliz com a repercussão que ele esta tomando, descobri que tens fãs até no Maranhão!

    ResponderExcluir
  9. Nunca entrei no teu blog pra deixar um comentário esse é o primeiro. Pois meu irmão tem dois filhos pequenos e sempre coloca as crianças pra falarem com a gente no telefone que enche o saco! Realmente é muito chato!

    ResponderExcluir
  10. Gostei do texto, é mesmo muito chato ficar ouvindo sonhos dos outros, sem falar em ver fotos de bebês no celular!

    ResponderExcluir
  11. Chato não é assim, chato é vc ver uma criança pedir esmola e vc ter dinheiro e não ajudar, isso é chato!

    ResponderExcluir
  12. Olha vou colocar o que é chato e o que não, é! Escrever assiiiiiiiim é muuuuuuito chato! E colocar (rsrsrsrs) entre parênteses tbm é chatissimo. Tens razão!

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do post, bem escrito e muito interessante!

    ResponderExcluir
  14. Andréia Piresmarço 27, 2010

    Adoro seu blog, você tem algum livro? Se tiver me mande o nome pra eu procura-lo. Bjs...

    ResponderExcluir
  15. Nunca tive uma destas experiências, então não posso tacha-las de chatas.

    ResponderExcluir
  16. Quantos anos vc é blogueiro?

    ResponderExcluir
  17. Kalline Sámarço 27, 2010

    Cara vc ta perdendo tempo escreve um livro, logo!

    ResponderExcluir
  18. Vinicius Lopesmarço 27, 2010

    Chega de escrever comentários que te desmerece! Você é foda pra karalho e seu blog é pica! Parabéns, continue assim.

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.