sábado, 27 de março de 2010

Cazuza e Eu.

Assumi pra sempre minha relação com Cazuza, e descobri que ele é a trilha sonora da minha vida!
Sei que minha declaração a este blog vai fazer revirar em sua tumba VIP meu antigo e também amor Michael Jackson, mas por fidelidade a mim mesmo, e por coisas que a gente só aprende com o passar do tempo, confesso a vocês e ao autor de “Billy Jean” que Cazuza chegou primeiro.

Chegou quando eu ainda era menino, muito vaidoso, lá em Campo Grande, impecavelmente vestido para festejos de Natal ou São João, motivo certeiro pra usar roupas novas. Ouvia minha tia Lenita comentar que meus cachinhos me deixava idêntico ao “Garoto – Vida Louca”, e na seqüência do poupourit meu avô me perguntava: “Reparou como os velhos, vão perdendo a esperança. Com seus bichinhos de estimação e plantas?”
No jardim de infância, no meu tempo ainda era jardim de infância, tempo também da cantiga de roda, lá estava Cazuza cantando pra mim “Meu amor / meu cúmplice...”. Nos dias cinzentos, em que nuvens carregadas não tinham forma de algodão ou bichos, ele me ensinava a espantar a chuva com “Eis, o Sol / Eis, o Sol / Apelidado o astro rei!”.

Já na escolinha primaria, ficava roxo de vontade pra estudar à tarde, só pra ouvir ao anoitecer Cazuza em forma de canção, com muita doçura e respeito, descrever Beija-Flor na novela “O Dono do Mundo”, enchendo meu imaginário de cores, sabores e aventuras (confesso que sempre achei que essa musica foi feita pra mim). Cito minha relação com a atmosfera escolar, pois acredito ser o lugar onde exercitei diferenças, descobertas e meu primeiro contato com o amor.
Cheguei ao Rio de Janeiro com 10 dias de nascido, nem tive tempo de dizer “Saudade de Santa Catarina”. Mas na minha adolescência, no calor abafado de verão fim de tarde na Zona Sul, onde não se via ou avia sequer movimento de folhas nas árvores por falta de brisa, ás 18h tudo parava. O jogo de queimado, vôlei, pique - esconde, pêra, uva, maçã, salada mista... Não havia um cristão moleque, menino ou menina, garoto ou garota, que não se rendesse ao chamado Cazuza: “Te pego na escola / e encho a tua bola/ com todo meu amor.../ Vago na lua deserta / das pedras do Arpoador.” Lá ficávamos nas pedras do Arpoador , diante do deus Sol a espera de sua partida e chegada da sua Impecável irmã Lua. Todos atentos a cada descida do Imperador, para aplaudi-lo incansavelmente, ato esse que se perpetua até os dias de hoje, marcando o verão carioca.

“O teu amor é uma mentira, que a minha vaidade quer...” em minha juventude, quase ingenuamente, exercitei a sensualidade imitando o Garoto – Vida Louca... Moreno claro eu era, achava que de mim exalava o cheiro de pimenta e sal, e só me faltava um detalhe: as bandanas de Cazuza que eu substituia por pedaços de panos rasgados das blusas estampadas de minha mãe, motivo de irritação fatal. Assim em frente ao espelho, balançando os cabelos pra lá e pra cá, me imaginava chegando ao surfista mais disputado da praia, com muita força na peruca!

Hoje posso dizer que eu sou um jovem senhor (nuoooosa exagereeei), com muitas transformações vividas entre letras e musicas. E sinto um prazer imenso em reencontrar Cazuza, em meus sonhos. Eu não quero expor aqui todos os meus amores, nem os Garotos – Vida Louca que me encantaram ao longo da vida, pois pareceria um homem volúvel ou muito facinho. Mas sem melindres posso dizer com rapidez de um piscar de olhos que Cazuza chegou primeiro.




Beijos e Abraços!

17 comentários:

  1. Cara vc é fã de Cazuza? Não creio!

    ResponderExcluir
  2. Sempre gostei de Cazuza tbm, tem trilha aqui no post citada com as quais eu nunca ouvi! Mas ser fã e rasgar as blusas de minha mãe isso nunca fiz não.

    ResponderExcluir
  3. Adooooooro Cazuza e amo exagerado, mas vc não citou ela aqui porque? Não fez parte da sua vida?

    ResponderExcluir
  4. Gostei do post! O Cazuza realmente fez parte da vida de muitos Brasileiro.

    ResponderExcluir
  5. O Cazuza era muito louco não me espanta nada sua familia compara-lo a ti!

    ResponderExcluir
  6. Post perfeito! Adorei saber que Cazuza fez parte da sua vida!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do texto!

    ResponderExcluir
  8. Realmente o Cazuza era excepcional. Tbm fez parte da minha vida.

    ResponderExcluir
  9. Blog muito louco!!

    ResponderExcluir
  10. adorei o post, e eu tbm adoro o por do sol no Arpoador. Acho que é um ponto turistico muito bom do RJ.

    ResponderExcluir
  11. Dei uma fuçada no seu blog e descobri que vc é muito sacana, beijou o Nick Jonas e ainda quer beija-lo de novo.

    ResponderExcluir
  12. Felicidades, adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  13. Não gosto de Cazuza, ele cantava musica pra viado. Ah! desculpe.

    ResponderExcluir
  14. Estava muito desligada no assunto, mas quando vi que era realmente sobre o Cazuza fiquei enlouquecida.

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post sobre o Cazuza, agora me diga e essa história de beijar o Nick Jonas?

    ResponderExcluir
  16. Kalline Sáabril 02, 2010

    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  17. Olá. Sabia q é a primeira vez q leio um post seu? Verdade. E quer saber? Curti muito. Vc escreve muito bem e é um bom motivo pra te seguir aqui tambem. Legal sua "trajetória"com o cazuza. rsrs Agora eu sei tbm q vc é admiridador da boa musica. Beijos e mais sucesso. E apaga o post do anonimo pq ele desrespeitou. Sabe quem sou eu? @joanninhamp

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.