quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

‘Toque de Recolher’

Estávamos eu e mais quatro amigos, andando de skate e jogando conversa fora na praça do teatro Municipal de Fernandópolis, a 520 quilômetros de São Paulo. Entre flips e grinds (malsucedidos), eles se zoaram, riam, pareciam relaxados... Mas a muitas olhadas despercebidas no relógio os entregaram. Perguntei o porquê de tanta preocupação com a hora, quando o N me respondeu. Já vai dar 23h e em meio à pilha vamos ter que levantar acampamento senão o “Pelarin vai pegar”.

Descobri que Pelarin é o nome do Juiz Evandro Pelarin, da vara da infância e juventude, e faz sentido. No final de 2005, atendendo a pedido do ministério publico de SP, ele decretou o toque de recolher para menores de 18 anos, depois das 23h, declarou que isso ajudaria bastante no caso de adolescentes envolvidos com trafico, e diminuiria bastante o envolvimento de menores com drogas e prostituição. De lá pra cá, lan houses, praças, a “avenida” (Brasil, maior da cidade), nada escapa as blitzes. Quem for pego na rua leva maior bronca e é mandado pra casa. Caso esteja em situação “de risco”, como local de consumo de álcool, vai pro conselho tutelar e só sai depois que o pai aparecer – entre outras condições.

Achei muito boa essa lei, até porque descobri que um garoto que estava afim de mim era menor, mas não acho que isso diminui a criminalidade infantil. Ok! Pode ter dado certo lá, eu sei. Mas vejamos por aqui no RJ, que é o meu estado. Lembro que na mesma época uma promotora queria trabalhar de madrugada, pra poder buscar menores nas boates e bares da noite. Mas teve a petição negada pelo juiz da vara da infância. E se ela tivesse conseguido será que os abrigos e casas para menores estariam menos lotadas hoje? Eu acho que não!

Já passei por uma situação parecida e tive que pagar com a lei, não vale contar aqui o que aconteceu mais se tivesse a lei “Pelarin vai pegar” eu seria levado pra casa, e talvez não teria a ficha suja né! (nossa, me senti tão perigoso agora!).
Não acho que a lei faz com que os menores se sintam mais seguro com isso, num país que os criminosos entram em nossas casas através da internet. E levam nossos menores pra encontros às escuras, fazendo-os cederem a atos libidinosos. O Pelarin deveria colocar essa regra durante o dia, e impor que os pais saissem com seus filhos menores lado a lado.

Aí, sim eu acreditaria que a frase “Pelarin vai pegar” teria algum efeito.

24 comentários:

  1. Que horrivel, não sabia dessa lei!

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão foi presso,na rua e meu pai teve que ir lá busca-lo.péssimo!

    ResponderExcluir
  3. Afff, até parece que isso vai diminuir a criminalidade infantil!

    ResponderExcluir
  4. Tem que meter geral na cadeia!

    ResponderExcluir
  5. Esta meio louco essa lei, mas acho que esta!!!

    ResponderExcluir
  6. Juro que não acreditava que esta lei acontecese. Mas meu pai estava com a gente e não pegou nada.

    ResponderExcluir
  7. Tem que pegar geral.

    ResponderExcluir
  8. Lugar de menor assasino é na cadeia mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Hoje eu estava lendo um arquivo sobre esta lei, e achei bem interessante. Está funcionando muito bem em SP e nas capitais.

    ResponderExcluir
  10. Maria Cristinafevereiro 20, 2010

    Meus filhos só saem quando eu deixo, mas essa lei é uma ajuda e tanto. porque eu não preciso controlar o horario.

    ResponderExcluir
  11. Olá Mel,bem,antes de começar,gostaria de dizer que o meu comentário não tem muito a ver com está postagem.E o motivo de eu escolher essa postagem para comentar,é porque ela foi a única que eu encontrei sem comentário,que me fez pensar que você poderia ler esse meu coment,e me responder ok? Ameei o seu blog *-* Concerteza vooc tem os meus parabeens rs,e aproveitando que eu estou aqui,que tal você dar uma visitinha ao meu blog hein?
    http://www.nanypeople.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adoro essa lei!

    ResponderExcluir
  13. Loucura esa lei, é foda ter a vida controlada por pessoas que vc nem conhece!

    ResponderExcluir
  14. Detesto, essa porcaria de lei!!!

    ResponderExcluir
  15. Vai pra merda Pelarin e sua lei!

    ResponderExcluir
  16. Perfeito texto, muito bem colocado e posicionado também! Parabéns... Não conhecia o teu blog e gostei muito de encontra-lo.

    ResponderExcluir
  17. Realmente essa lei é um absurdo total, detesto ela!!!

    ResponderExcluir
  18. Ralmente depois que esta lai foi vigorada muitos adolescentes estão se portando de maneira adequanda com a suas idades!

    ResponderExcluir
  19. Achei seu blog meio diferente do Mel Martinelli que conheci no carnaval! Pode ser meio precoce, mas o fato é que você na pratica é diferente da teoria! Mesmo assim estarei sempre aqi, beijos...

    ResponderExcluir
  20. Toque de recolher! O que é isso?

    ResponderExcluir
  21. Realmente essa lei pega geral!

    ResponderExcluir
  22. Realmente esse texto é o retrato da adolescenciabrasileira!

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.