domingo, 7 de fevereiro de 2010

Que fim levou a brisa carioca?

A cena aconteceu num restaurante em Paquetá. Cinco pessoas à mesa comentavam o calor que fazia lá fora – e alguém comenta alguma outra coisa ultimamente na cidade?
Foi quando uma delas desabafou:
- Eu sou do Espírito Santo. Estou acostumada com o calor. Mas o calor, lá em Vitória, tem um ventinho. É um calor agradável.
Uma carioca mais empedernida não se conteve:
- Aqui também tinha. No Rio também tinha um ventinho. Mas não tem mais.

Desde então, não penso em outra coisa.
Que fim levou o ventinho que fazia parte do verão carioca? Foi sugado pelo aquecimento global? Escapou pelo buraco da camada de ozônio? Cadê aqueles tempos em que, no auge do calor, a gente ia se refrescar à beira-mar? Nada de ir à praia. Nada de cair n’água. Bastava passar um tempinho no calçadão, que por sinal, ainda era calçadinha, que a brisa marinha nos acalmava.
Por que não se fazem mais verões como antigamente? Que fim levou a brisa carioca? Que fim levou o Já-Já de coco, outro predador natural do calor de verão? Cada quarteirão da cidade tinha uma carrocinha amarelinha, com uma barraca colorida. Era a verdadeira pausa que refrescava. Você andava um quarteirão e parava para tomar um sorvete. Um Já-Já de coco, de preferência. Uma carrocinha à beira-mar, então, era o paraíso. Que fim levou a carrocinha da Kibon?

Que fim levou o cine Metro-Copacabana? Mais precisamente, que fim levou o ar-refrigerado “com clima de montanha” que tornava as matinês de quinta-feira, dia em que mudava o filme em cartaz, num oásis contra a canícula? Mesmo que a gente não fosse ver o filme, era sempre bom parar na porta do cinema e pegar a rebarba do ar-condicionado cada vez que, na entrada ou na saída de um espectador, as portas de vidro se abriam. Por que não se faz mais ar-condicionado como antigamente?
Naqueles verões, homens só usavam bermuda dentro de casa, mulheres não usavam minissaias. As chuvas, na maioria das vezes, não provocavam tragédias. Eram bem-vindas, contando que não chegassem em horários que prejudicassem a praia. Tomava-se mate de galão, água de coco de coco, não havia choque de ordem. Jogava-se frescobol, pegava-se jacaré, ninguém reclamava, e não se sentia tanto calor.

Foi mesmo o buraco da camada de ozônio que mudou tudo isso? Pela primeira vez na vida, ouvi esta semana que a sensação de calor que o atual verão provoca chegou a 50° graus. Naqueles outros verões, a gente nem imaginava o que seriam 40° graus no Rio – o governo não admitia que nossa temperatura pudesse chegar tão alto e, por isso, até proibiu o filme de Nelson Pereira dos Santos que ousou usar a expressão no título.
Mas, agora, pensando bem, meu filho disse Dona Maroca: “Acho que sempre foi assim. Eu que era mais jovem. E, quando se é mais jovem, tudo tem jeito de brisa refrescante, não é não meu filho?”

Xiiih! Dona Maroca, acho não!

26 comentários:

  1. Adorei o texto, e Realmente era o que eu estava procurando pra ler! Muito engraçado, e totalmente comteporaneo! Abraços... esta de Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. TEXTO MUITO BOM, ADOREI A COLOCAÇÃO "O QUE ACONTECEU COM A BRISA CARIOCA?" EU SOU DE SALVADOR MAIS MORO NO RJ JÁ A 18 ANOS E REALMENTE SINTO FALTA DO VENTINHO QUE TINHA AQUI ANTES DE EU VIM PRA CÁ. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito bom, adorei a pergunta da Dona Candoca! E a sua resposta então nem se fala. Bjins...

    ResponderExcluir
  4. Não costuma ler blogs, encontrei o teu por acaso no twitter! E possote confessar uma coisa? Adorei assim de cara, é muito pra cima, inteligente com conteudos bons de se ler, e sem falar nos links são barbaros. Abraços...

    ResponderExcluir
  5. Verdade a brisa carioca sumiu, acho que você tem razão. Ela fugiu pelo buraco da camada de ozonio!

    ResponderExcluir
  6. Texto muito bom, era o que estava faltando aqui no dilicias de mel.

    ResponderExcluir
  7. Muito bem bolado o texto, é a sua cara! Adorei!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto... muito bem elaborado e colocou situação do RJ sem prejudica-lo!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog é muito bem feito, e muito bem elaborado. Os textos são muito bem escritos eu nem acreditei quando abri e li achei que era de outra pessoa, muito bom!

    ResponderExcluir
  10. Julio Cézarfevereiro 09, 2010

    Curto muito o teu blog, mas não me conformo com as suas respostas a Dona candoca, são sempre as mesmas?

    ResponderExcluir
  11. Texto muito bom... continue assim.

    ResponderExcluir
  12. Sempre entro aqui e adorei o texto, olha "Percy" Ta chegando vc vai ostar algo sobre né?

    ResponderExcluir
  13. Adoro teu blog sou seu fã de carterinha! acho muito engraçado, as lista top 10, a serie que esta fora do ar por enquanto, mas adoro tudo que vc escreve!

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post! Muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  15. Texto muito bom....

    ResponderExcluir
  16. Realmente o calor do RJ esta matando!

    ResponderExcluir
  17. Teu blog é muito legal... adorei!

    ResponderExcluir
  18. Falta a compreensão do povo pra mudar a globalização! Esta cada dia mais quente por causa das nossas consequencias.

    ResponderExcluir
  19. Quando me falaram do teu blog eu nem acreditei que era teu! Adorei o que eu li.

    ResponderExcluir
  20. Muito bom eu blog adorei os texto, continue assim!

    ResponderExcluir
  21. Sempre entro aqui e vejo textos meios loucos esse então é péssimo, só exalta o RJ.

    ResponderExcluir
  22. Fico sem ar toda vez que entro no sru blog!

    ResponderExcluir
  23. Karla Kristinefevereiro 11, 2010

    Gente hoje eu tive uma visão tipo essa! Perguntei pro meu colega "Cadê a brisa carioca?", estranho eu hein!

    ResponderExcluir
  24. Não sei porque você escreve essas bobeiras aqui, você não acha que seus textos são enormes...

    ResponderExcluir
  25. JOÃO ALBERTO C T DE B.fevereiro 11, 2010

    ESTOU AQUI POR QUE MINHA FILHA AMA DE PAIXÃO O GAROTO DO BLOG, E SEMPRE PEDE PRA COMPRAR LIVROS DE ORIGENS QUE EU NEM SOU ACOSTUMADO LER. FIQUEI CURIOSO E LI CODIGO DIGITAL, POR INSISTENCIA DESSA MENINA LINDA, E AGRADEÇO AO GAROTO DO BLOG POR DAR DIGAS DE VERDADE QUE DÃO ÓTIMAS, ESTA DE PARABÉNS ESPERO UM DIA PODER TE CONHECER PESSOALMENTE. AH! VOU ASSISTIR "O LADRÃO DE RAIOS" JÁ LEMOS OS TRES LIVROS POR DIGA SUA! UM ABRAÇO DA FAMILIA TORRES DE BRAGANÇA!

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.