domingo, 10 de janeiro de 2010

Amigos e nada mais.

Quando eu conheci a Jerse, no colégio, um dos nossos primeiros assuntos foi se existe amizade entre homem e mulher (acho que ela nem se lembra disso). Manjado, eu sei. Mas, acredite se quiser, foi o tema mais cabeça que surgiu num dia em que a gente só queria dar risada. Isso faz dez anos e, mesmo sem termos chegado a um acordo naquela discussão, o caso é que nós continuamos amigos. O que mostra que amizade entre homem e mulher existe, né? Alias, não ando saindo muito ultimamente, mas acho improvável que eu e a Jerse sejamos o único casal de amigos na terra. Bom, mas é claro que, quando as pessoas se perguntam se a amizade entre homem e mulher existe, como a gente naquele dia, o que elas querem saber é se dá para ser amigo de uma menina sem que, um dia, role algo. Aí história muda um pouco.

Vira e mexe, ouvimos alguma história de amigos que se apaixonaram. Sem querer misturar a vida com ficção nem nada, qualquer pessoa que tenha visto Harry e Sally sabe disso. Nem precisamos ir tão lá atrás (me senti tão velho agora!). Em Friends, Mônica e Chandler eram superamigos e, um dia, acabou rolando.
Imagina se a Mônica tivesse uma amiga que dissesse: “Ta vendo? Não dá pra mulher e homem serem só amigos”. Será? A amizade desinteressada, pura, digamos que tinha existido entre o Chandler e a Mônica deixou de ser verdadeira só porque, um dia, eles se apaixonaram?

Hum... Sei não. É estranho dizer que uma amizade entre homem e mulher era uma farsa só porque, a relação deles mudou.

Não sei você, mas acho meio complicado não acreditar numa amizade só porque um dia, daqui a dois anos e duas semanas, se não chover, pode surgir uma atração. É a mesma coisa que deixar de ser amigo de um menino porque vocês dois fazem gastronomia e daqui a dez anos, quando estiverem aberto um restaurante, podem brigar e não é legal brigar em ambiente de trabalho. Ta, não é a mesma coisa, mas você entendeu. O ponto é: qualquer amizade pode se transformar com o tempo, ué. Pode acabar. Pode fortalecer. Pode acontecer de tudo, inclusive nada. E isso não invalida o passado, invalida?

A gente costuma ter uma resistência danada a mudanças. Ficamos arrasados ao perceber que já não é tão legal conversar com aquela amiga que já representou tanto para nós. (se você não ficar arrasado com isso, desculpe). Ou quando começamos a namorar e não temos mais necessidade de ver nossos amigos cinco vezes por semana. A gente quer que as mudanças ocorram, sim, mas que, de alguma forma, tudo fique como antes.
Talvez por isso, quando ouvimos falar que dois amigos se apaixonaram, a gente leve um susto. Tudo mudou. Se tudo mudou, então nada existia antes? Ih, então é melhor não acreditar em amizade com o gênero feminino. Talvez seja melhor não ter nenhuma amiga garota. Será?

Não acho. Amizade entre homem e mulher não é impossível. Como eu e a Jerse, há milhões de casais de amigos serelepes por aí. Alguns, casando. Outros, sendo padrinhos do casamento da amiga. Diferente, nossa amizade com elas pode ser. Sujeita a mudanças, certamente. Como tudo na vida. Não acha?

P.S.: Eu, Mel Martinelli mando um Beijo Pra Jerse Costa.

18 comentários:

  1. Eu tenho um melhor amigo, e ele é o meu confidente! Com ele falo coisas qeu não falaria com uma menina e ele é tudo pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Carlos Yorkyjaneiro 11, 2010

    Realmente o preconceito de ter uma amiga mulher são muitos, tem pais que não aceitam pelo fato de vc ser homem e ele penmsar que você esta com ela por interesse. Parabéns 10 anos é uma vida.

    ResponderExcluir
  3. Verdade Yorky, como eu disse o assunto era esse. Será que da pra ser amigo sem que as outras pessoas vejam algo mais? Valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir
  4. Ai que lindo 10 anos de amizade e você ainda coloca um post pra comemorar, eu casava na hora.

    ResponderExcluir
  5. Lindo seu post, e essa declaração de amor fraternal assim na web ficou linda demais.

    ResponderExcluir
  6. Verdade sempre as pessoas acham que o menino só quer ser amigo da menina pra se aproveitar.

    ResponderExcluir
  7. Adriano Proençajaneiro 12, 2010

    adorei o texto, esta bem escrito e ser teu amigo deve ser muito bom, espero um dia poder dizer isso pessoalmente!

    ResponderExcluir
  8. Lindo sua declaração de amor pela jerse, pow coloca uma foto dela pra gente saber quem ela é!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto, mas qeum é Jerse!? tem foto não!?

    ResponderExcluir
  10. Quando eu e minha melhor amig completar 10 anos de amizade famos dar uma festa!!! Iupiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  11. Carlos Eduardojaneiro 14, 2010

    Adorei o texto, sobre sua amizade de 10 anos com a Jerse, não há conheço mais sei que deve ser uma ótima mulher!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelos 10 anos de amizade!

    ResponderExcluir
  13. Te adoro e ja adoro a Jerse sem conhece-lá.

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Maria Joséjaneiro 14, 2010

    Legal fazer um post de comemoração dos dez anos de amizade. Muito lindo!!!!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo seus 10 anos de amizade!

    ResponderExcluir
  17. Post perfeito!!!

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.