segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Girassóis

Um post sobre flores, Ruas, ditadura e zero de P.S's...

A Av. Presidente Vargas, às seis e meia da tarde, é um bom exemplo desse papo de fim das utopias. Sentados em nossos carros, cercados de aço, concreto e monóxido de carbono, percebemos que não há progresso possível e que tanto as saídas pela esquerda (Maracanã, pra quem sobe) como pela direita (Francisco Bicalho) estão fadadas ao fracasso. Só nos resta, portanto, entregarmo-nos ao escapismo consumista (balinhas ou castanha de caju, vai do freguês) e torcer para que o rádio toque alguma coisa que preste.

Ao longo do século XX, fascismo, comunismo, livre mercado e social democracia deram com os burros n’água. (Os burros, no caso, éramos nós mesmos). A única saída ainda não experimentada, meus amigos, é a minha ditadura. Venho pensando nisso há um bom tempo e já esbocei algumas soluções. Minha primeira ação, de cunho simbólico, será fazer a Rio Branco Subir e a Presidente Vargas descer. “Mas isso melhorará o trânsito?”, perguntará o leitor. Não, queridão, mas quebrará o paradigma. Mostrará a todos que não estou para brincadeiras. Nesse mesmo embalo, dinamitarei o Pereira Passos, o que é uma atitude tanto estética quanto política. Em seu lugar, penso em construir alguma imagem do repertório popular, como um enorme Saci Pererê, o Cascão ou uma loira do Tcham!, de 25 metros, pra animar o pessoal, fortalecer nossas raízes e dar o tom de meu caudilhismo lúdico.

“Paliativos, paliativos”, dirá o leitor engajado. Pois veja então minha solução para a questão social, precocemente elaborada no auge de meus cinco anos: cheque pro pessoal. Na época em que expliquei o plano à minha mãe, ela esboçou alguma resposta no sentido de que a quantidade de papel moeda tinha que ser proporcional às reservas do país, do contrário, geraria-se inflação. Balela. Se mamãe continuar com esse papo, mando ela (com um talão bem gordo) para um exílio em Paris. E, mesmo que a gente se estrumbique a médio prazo, a turma terá algumas semanas de inesquecível gozo com suas folhinhas mágicas.

O espaço é curto, a vida é longa e também minhas ambições como ditador.
Só digo, humildemente, para terminar, que se tudo der errado a gente aterra o Rio de Janeiro, planta uns girassóis e se muda pra Bahia, gerando emprego, ar puro e a possibilidade, sempre agradável, de pegar uma corzinha.

23 comentários:

  1. Genial!!
    Dei boas e raras risadas com esse papo de ditadura. De resto, só acrescentaria uma coisinha: declararia o Flamengo o campeão de todos os torneios em todos os anos, inclusive os internacionais...ehehhe
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Descrição maravilhosa este seu texto, só me atreveria a pleitear junto ao Sr. Excelentíssimo Magnánimo Ditador que trocasse a ordem dos fatores acima mencionados. Primeiramente aterre RJ, de as magicas folhinhas e por final me mande pra beira mar rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Fábio Souzanovembro 16, 2009

    Caríssimo Martinelli,
    Faltou os atos de excomungar e exilar os Cariocasfóbicos - que invejam nossa rica e alegre e contraditória maravilhópolis.
    E o desfecho na Bahia é ainda mais romântica e anacrônica utopia; porque a Bahia não nos dá mais samba e acarajé - Salvador está no inferno da decomposição em arquitetura, miséria social e axé-musica. E pegar uma corzinha é coisa de Hebe Camargo e caipira da Vila Olímpia. Cariocas, somos brancos, pálidos, e que bonito assim! Mesmo os lindos negros daqui são mais pálidos, e tá bonito assim! E o Pereira Passos, ávido caçador de ouro e índios, merece a estátua que tem, o infeliz! Abraço. Aceite a crítica de um leitor ditador-censor; Rio de Janeiro, ame-a mais, o deixe-a; e vá pegar sol em Salvador.

    ResponderExcluir
  4. Quando eu falo com as pessoas que uma ditadura seria uma boa ideia pra o país no qual estamos no transformando, bom, elas quase me batem. Eu realmente ADORO tudo que escreve. Você é um ídolo para mim.

    Abraços ( :

    ResponderExcluir
  5. Mel,
    Você resumiu tudo, chegou ao ponto: os girassóis do Rio de Janeiro e o sol da Bahia são duas maravilhas. Para ficar bom, só fundindo esses dois mundos. Como bom ditador, você tinha que obrigar os cariocas a relaxarem um pouco mais. E os baianos a serem mais cricris. Aí ficava na justa medida.
    Abç de uma garotacariocana

    ResponderExcluir
  6. Mel,
    se estivessemos em Portugal eu diria: Bestial!
    Mas como estamos no Brasil eu digo: Bestial!

    ResponderExcluir
  7. ESCREVO ABOBRINHAS COMO ESSA QUANDO CHEGO EM CASA COMPLETAMENTE BÊBADO! DEPOIS, DURANTE A RESSACAO, REPENSO: SE NADA TENHO A DIZER, DEVO FICAR CALADO.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto e concordo, com as estatuas, mas convenhamos seria meio esquisitoteraloiradotcan em frente a uma ireja histórica, não?

    ResponderExcluir
  9. Rsrsrsrsrs, lembrei da musica do cidade negra,"um gira sol amarelo..."

    ResponderExcluir
  10. Meu pai fala que todos nós somos ditadores, não me assustei com essa atitude que você tomou não. Parabéns...

    ResponderExcluir
  11. É dificil imaginar uma vida na bahia, somente com agua de coco e bronzeados dourados. Mas aqui no rio é assim tbm...pq logo na Bahia?

    ResponderExcluir
  12. Quando estouno Brasil,eu sempre compro girassóis, agora vou ter motivos de sobra pra visitar meu país favorito!

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Você estava bebado quando escrveu isso? Não creio...

    ResponderExcluir
  14. Incrivel como você prever as coisas, você postou isso na segunda e ontem a ponte do mesmo local caiu!

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post, mas achoq ue deveria ser assim: "um post sobre margaridas, poluição, ditatura e zero de P.S's..." rsrsrsrsrs Bjins...

    ResponderExcluir
  16. Doda Shneidernovembro 18, 2009

    QUANDO LEIO POST'S ASSIM FICO MEIO SOBERBADO, ACHO QUE ESSA É A PALAVRA. NÃO CONCORDO EM ATERRAR O RJ E PLANTAR GIRASSÓIS, ACHO QUE SE FOSSEMOS PAULISTAS, AI SIM DARIA PRA ATERRAR SP E VIAJAR PRA BAHIA, OPS! NOS MUDAR PRA BAHIA, MAS BAHIA É MINHA SEGUNDA OPÇÃO SEI QUE VOCÊ PREFERE SC. ILHA DO MEL QUE TAL?

    ResponderExcluir
  17. Me mate de rir!!! Uma estátua do saci perere em plena presidente vargas, é broca!

    ResponderExcluir
  18. Comento em seu blog a um ano e meio, nunca vi um post assim ditador como esse. Confesso que adorei o maria purpurina, entre outros... Mas esse abalou os alizerses da vida.

    ResponderExcluir
  19. Você deveria escrever um livro tipo esses "diarios de fulano", cara você iria ganhar muito dindin. Suas historias são totalamnte SNN: Sem Noção Nenhuma. rsrsrsrs bjs te adoro.

    ResponderExcluir
  20. Meu pai adorou esse post esta rindo de se mijar! Loucura sua...

    ResponderExcluir
  21. Estava ouvindo suas musicas e são meio loucas, você pássa de john Mayer pra Rihanna, e pula pra Jonas Brothers corendo pela Pusycat... estranho gosto.

    ResponderExcluir
  22. Adoro girassóis, mas prefiro que sejam orquideas... são mais caras, daí seriamos uma potencia mundial!

    ResponderExcluir
  23. adorei o texto, esta demasiadamente perfeito!!!

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.