domingo, 11 de outubro de 2009

O amor e a moral da história.


4º post: Da série.


...Precisamos mesmo ser tão críticos?


Eu tenho uma amiga, a B, que sempre foi muito determinada, até para arranjar namorado. Tipo, ela sabia o que queria de um cara: ele tinha que ser lindo (não bonitinho: LINDO), bronzeado (ela é branquinha e gosta de compensar o fato), culto (pra aprender com ele... olha que folgada) e gostar de MPB (porque, senão, como ela ia ficar deitada na rede com ele, ouvindo Chico Buarque? Ah, ela tem uma rede). Isso tudo, além dos critérios mínimos, né: ele tinha que ser educado, tomar banho, essas coisas.

Bom: a B. casou no inicio do ano, com um cara que conheceu seis messes antes. E adivinha? Ele não é feio, mas esta a milhas de ser um Josh Hartnett. É branquinho como ela, troca qualquer livro por um jogo de computador e é uma das poucas pessoas que eu conheço que não gostam muito de musica. Pois é.
Muitas vezes, a gente sabe (ou acha que sabe) tudo o que vai fazer a gente feliz nesta vida: encontrar alguém do jeito X, com as qualidades Y e levar com ele uma rotina Z. só que, aí, calha de conhecermos um cara do jeito V, com qualidades Q e nos vermos numa rotina, digamos, J. Ai, chega de letras! O ponto é: na nossa cabeça temos uns padrões de como devem ser as pessoas/situações que encontramos. E, ai, quando nos depararmos com as coisas bem diferentes, precisamos decidir: continuaremos, precisamos decidir: continuaremos fechados no esquema que a gente criou? Ou daremos uma chance para o novo, como minha amiga?

Nem sempre é fácil abrir mão do que a gente tem em mente, como fez a B.
Alias, no começo do namoro, ela chegou a pensar em terminar e ir atrás do que tinha imaginado para sua vida amorosa. Ainda bem que ela acabou se permitindo não ser tão determinada. Como eu disse, ela é muito determinada, e ser assim pode ser ótimo em algumas situações, como dar o máximo de si naquela tarefa difícil, mas também pode ser só uma palavra legal para “cabeça-dura”. Ainda mais quando estamos falando de amor. Não sei você, mas eu acho que uma das coisas mais legais do amor é ser surpreendido. Se a gente decide exatamente os requisitos que nosso namorado deve ter, perde a chance de ter uma boa surpresa e de ser feliz com uma pessoa (ou umas pessoas!) que nos mostra coisas sobre as quais nunca tínhamos pensado a respeito. Quando desafiamos nossos padrões, vemos o mundo de um jeito diferente. É claro que, às vezes, a gente não gosta do que vê. Podemos nos tocar de que, de fato, preferimos nossos antigos conceitos! Mas como saber disso se a gente continuou preso num monte de critérios e parâmetros?

Da próxima vez que você conhecer um garoto que não é tão bonito como o que você tinha imaginado, ou que não é tão romântico, mas faz você rir muito, não custa olhar para ele duas vezes. Pode ser que você não goste mesmo do que veja e nem queira tentar. Ou que você o conheça melhor e que vivam felizes para sempre, né?
Faz cinco messes que ela casou. E você sabe como são os casamentos de hoje em dia! Mas enfim, a moral do post não é “case e seja feliz”, mas “reveja seus padrões e seja feliz”. Nossa, que tribufu, acabei o post falando amoral dele!

18 comentários:

  1. Seu blog além de ser super maneiro... ainda da dicas de como encontrar o namorado perfeito, rsrsrsrsrsr. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. adorei... sua amiga não tem determinação! eu então sou igualzinha a ela!

    ResponderExcluir
  3. cara muito linda essa história! adorei o final... só não curti a parada de "sabe como são os casamentos hoje em dia", rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. minha amiga tbm é meio assim! ela vive escolhendo os namorados, e acho que vai acabar ficando sem nenhum.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto... adorei o enredo!

    ResponderExcluir
  6. "Case e seja feliz" acho que deveria ser a moral do post sim!!

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkkkk, sua amiga é mesmo doida né... casou com um cara totalmente contrario aos desejos dela.
    bjs... muito bom o texto!

    ResponderExcluir
  8. Muito determinada ela né!

    ResponderExcluir
  9. adorei o texto... assim que li passei pra todos os meus amigos via e mail! Abraços, seu blog é show!

    ResponderExcluir
  10. Sua amiga não é nem um pouco exigente!!!

    ResponderExcluir
  11. O amor e a moral da história! Kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. hoje estava meio triste, mas quando eu li esse texto... não pude deixar de comentar! É muito engraçado.. o jeito que você escreve e fala assim tão normal da sua familia, e seus amigos...

    ResponderExcluir
  13. louco de pedra... se eu fosse a B, te processaria!

    ResponderExcluir
  14. parabéns pelo Blog, tinha tempo que eu não entrava aqui... hoje resolvi entrar e me assustei com a quantidade de post e de comentários. Ta de parabéns.

    ResponderExcluir
  15. legal, eu tmb sou assim meio maluca com as minhas decisões acho que é mal de adolescente, né!

    ResponderExcluir
  16. é muito engraçado quando as pessoas imponham uma certa formalidade, e depois encontra tudo o contrario... Minha mãe é assim, vive dizendo mas nunca cumpre!

    ResponderExcluir
  17. Bem eu quando era novo dizia que namoraria só modelos... mas a vida foi ficando difícil e eu tive que me contentar com as mulheres normais mesmo. Deve ser isso que aconteceu com sua amiga.

    ResponderExcluir
  18. eu namorei uma menina que era assim tbm, será que não era sua amiga? Ela namorava comigo mas vivia falando que eu era totalmente o contrario do que ela queria que um namorado fosse! Então porque namorou comigo PORRA?

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.