domingo, 6 de setembro de 2009

Casamento entre crianças na Índia?

“Caminho das Índias”, esta acabando e vai deixar saudades, pelo menos pra mim. Eu acompanho a novela desde o começo, e vibrei quando seu Abel descobriu as puladas de cercas de Dona Norminha. Emocionei-me com os romances entre: Camila e Ravi, Tarso e Tônia, Duda e Lucas, Sem falar em Maya e Raj. Mas o momento que me fez parar diante da televisão foi o casamento de Anusha , achei lindo os votos de felizes para sempre mesmo eles mordendo um ao outro, fiquei intrigado e pesquisei sobre o casamento entre crianças na índia e leiam o que eu encontrei!


O casamento entre crianças é proibido na Índia desde a nova constituição. A mulher precisa ter, no mínimo, 18 anos e o homem, 21, porém existe uma estimativa de que são feitos por volta de 200.000 casamentos por ano entre casais menores de 18 anos.
A situação é um pouco parecida com a do Brasil, só que no Brasil jovens adolescentes engravidam e têm filhos ainda crianças. Já na Índia as famílias têm medo de que as meninas se interessem por um menino e fujam com ele, casando-se sem o consentimento dos pais. Por isso as famílias fazem os casamentos dos filhos ainda crianças. Eles continuam morando com seus pais até chegar a uma idade maior e assim consumar o casamento indo morar geralmente na casa da família do marido.


Existem departamentos do governo que fiscalizam esses casamentos de crianças, mas eles continuam existindo, principalmente em vilas rurais. Uns mentem a idade para burlar a lei, outros fazem o casamento e a polícia faz vista grossa. As famílias acham que estão protegendo seus filhos assegurando para eles um casamento arranjado.


Hoje alguns casamentos feitos entre crianças são desfeitos por meio do divórcio, que é bem mais simples que no Brasil, pois esses casamentos não são formalizados com documentos e sim com o testemunho da sociedade. Apesar de a sociedade achar um absurdo o divórcio, alguns jovens estão se divorciando antes mesmo de consumar o casamento. Nas grandes cidades, os jovens estão se casando cada vez mais tarde. Até nas vilas a maioria casa-se só depois de concluir o curso superior, e o governo tem incentivado esta prática de se casar mais tarde, o que não significa que não existam muitos casamentos ainda de crianças na Índia.

Mas agora me falem a Anusha não ficou uma Gracinha, vestida pra Casar? Pena que ela não se casou com o pequeno Hari! Arê Babá...

22 comentários:

  1. Adorei o casamento dela, pena mesmo que não foi com o pequeno Hari.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que casamento entre crianças era proibido na Índia não, pensei que fosse uma pratica normal! legal, viu como é bom ler!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, eu sabia que na Índia o casamento só pode ser realizado sim com a maioridade das crianças, mas realmente existem familias que fazem isso as escondidas. Acho que é uma pratica normal, e também é cultura, né!

    ResponderExcluir
  4. Jonas Ribeirosetembro 06, 2009

    Ta muito boa a novela e eu também vou sentir muita saudades! mas vai ficaria melhor se a Maya desse um pau na Surya …

    ResponderExcluir
  5. eu adoro caminho das indias eu não perco nem um dia, vou sentir falta, mas Maneco ta vindo e com certeza vamos nos esbaldar com as paisagens do Leblon.

    ResponderExcluir
  6. Esta certo nao deixar as crianças casarem tao cedo.

    ResponderExcluir
  7. Thiala Macedo:setembro 06, 2009

    e os dalitis se casam quando e criança?

    ResponderExcluir
  8. Mareli Aparecida Rabello de Souza:setembro 07, 2009

    Pra autora Gloria Peres eu gosto muito de suas novelas elas sempre abordam temas que nos faz pensar melhor e como viver melhor como seres humanos..

    ResponderExcluir
  9. eu quero ir para a india

    ResponderExcluir
  10. oi!meu nome é yasmim mas como se casa lá na india mas naom tem lua de meu né??

    ResponderExcluir
  11. neck saw our small child marriage, I think it is a crime, at least here in the United States of America. but how did you put it there in Brazil, children, pregnant too soon, here also is not so different. but I believe it comes from every culture, and I think Indian culture very pretty, not that I want to live there, but to know it one day for sure! really enjoyed your blog. You write very well, congratulations.

    ResponderExcluir
  12. nossa nuca vi criança pequena casar
    rare baba

    ResponderExcluir
  13. eu adorei o casamento e achei lindo, queria que aqui no Brasil fosse assim!

    ResponderExcluir
  14. Eduarda Costa Serrasetembro 07, 2009

    Eu acho que esse tipo de casamento uma loucura , como podemos casa crianças !? Eu estou falando sobre a India na feira de ciencias da minha escola .

    ResponderExcluir
  15. Oi… Mel, cara eu amo muito essa novela, vou sentir falta do pessoal de equipe diretiva,cenografica e figurante!Um beijao, amo voce!!!

    ResponderExcluir
  16. Regina Campissesetembro 08, 2009

    Estou adorando a novela, cada dia mais entendo essa cultura tão fascinante!!!!
    Obrigada por nos passar esses temas deliciosos

    ResponderExcluir
  17. Eu nao acho legal se fazer casamentos infantis, mas arrajandos sim, desde q o noivo ganha rubias, seja um maraja e que tenha quartos na casa, que nada seja junto e q nao tenha a LAKSMI!!NAJA!!!ULU KAPATA!!!

    ResponderExcluir
  18. Pode até ser a tradição dos povos da india, respeito eles mais não acho justo isso acontecer.
    Por exemplo: eu acho que o ser humano tem seu direitos, e suas vontades.
    Nada mais justos que cada um fazer da sua vida o que preferir.

    ResponderExcluir
  19. Celenita Britosetembro 09, 2009

    gosto das novelas da globo por isso elas mostram a realidade, veja caminho das india moatra a relidade d uma cidade onde poucos tem conhecimento sobre sua cultura, até porque é uma forma de conhecer melhor a cultura idiana..bjuss adoro a novela não perco um capitulo……………………………….

    ResponderExcluir
  20. tbm kuero ser indiana

    ResponderExcluir
  21. darlene aparecidasetembro 09, 2009

    o filho de duda não deve morrer,pois vai ser muito chato se isso acontecer,ela ama o filho deela demais

    ResponderExcluir
  22. Barbara Baldansetembro 09, 2009

    eu não acho certo os pais fazer um casamento arrajado mais respeito sim. se é tradiçaõ vamos seguir a tradição.não mim imagino morando na Índia.

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.