terça-feira, 11 de agosto de 2009

A barriga do Ronaldo

No começo, o pessoal pegava mais no pé. “Quando ele atingirá 100% de sua forma física?”, perguntavam os repórteres, “com esse peso, não vai jogar nada”, desdenhava a torcida adversária, mas eis que o Ronaldo fez gol de direita, de esquerda, de cabeça e de arrancada, ajudou o Timão a ganhar o Paulista e a Copa Brasil e pararam de encher o saco.

A cada vez que ele entra em campo, contudo, damos uma olhadinha para sua barriga, curiosos. Ainda estará ali? Até outro dia, eu ficava desapontado ao perceber que sim. Aos poucos, no entanto, comecei a me dar conta de que sob aquela camisa havia mais do que uma curva: havia uma parábola. (Com trocadilho, por favor).

O mito de nossa época é o roteiro padrão de Hollywood: Fulano quer muito uma coisa inatingível. Todos dizem: “esquece, Fulano, é inatingível!” Fulano, contudo, é um obstinado, não dá ouvidos a ninguém, só à sua voz interior. Então passa por mil provações, come o pão que o Diabo amassou e, no fim, consegue o que queria. É Rocky Balboa deixando sua Adrian sob as cobertas e indo treinar no açougue, socando carne congelada (ou na Rússia, congelando a própria carne), Lance Armstrong tirando o pé da cova e botandoo de novo no pedal, para vencer o Tour de France, é JFK dizendo, em 1962, que até o final da década o homem iria à lua, e em 1969... Live strong, Adrian, e nem o céu será o limite: eis o espírito do nosso tempo.

Por três vezes, Ronaldo desempenhou seu papel nesse roteiro. Primeiro, saindo do subúrbio do Rio e tornando-se o melhor do mundo. Depois, sofrendo duas contusões que diziam insuperáveis – “esquece, Ronaldo!” - e superando-as. É o jogador que mais fez gols em mundiais, foi eleito por três vezes o melhor do mundo pela FIFA, mas não estamos satisfeitos. Queremos que o filme de Ronaldo termine num clímax feérico: ele dá a Libertadores ao Corinthians, a Copa de 2010, o mundial interclubes e, aí sim, podem subir os créditos. (Imagina só os gritos do Galvão Bueno?)

Algo, contudo, resiste a enquadrar-se no script: a barriga. Ela sugere que, talvez, Ronaldo não queira mais provar nada (ou tanto) a ninguém. Quem sabe esteja apenas a fim de jogar bola, maravilhosamente, como tem feito, marcar gols, correr para a Fiel. Nas horas vagas, passear no shopping com a mulher, sair com os amigos, sei lá.

Aquela barriga é seu calcanhar de Aquiles e, portanto, seu lastro humano. A cada gol, Ronaldo nos liberta do imperativo hollywoodiano onde só cabe a perfeição e nos mostra que, mesmo com nossos defeitos, fraquezas e vícios, podemos ser bons e felizes. Cada vez que ele entra em campo, o brasileiro pensa: “olha eu aí!”, e aprende que há outras maneiras, tão ou mais belas, de terminar os filmes, além do feérico happy end.

23 comentários:

  1. Enquanto os brasileiros se orgulham da barriguinha que têm (e exibem sem modéstia) meu marido estrangeiro fica preocupadíssimo, pensando na morte iminente, e já diz que é um câncer !

    ResponderExcluir
  2. Milton Costaagosto 11, 2009

    Pois é, tô com uma barriga enorme (ganhei 13 quilos em um ano) e fiquei pensando se tropeçasse na rua, de manhã, quando faço minha caminhada,... o que seria do meu punho?! Será que iriam falar mal de mim o resto da semana? Quiçá até o fim do campeonato?

    Abraços alviverdes! Boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Voce esqueceu de citar a luxúria, que a todos nos persegue... Confundir home com mulher, galinha com galo, essas coisinhas... Acontece com todo mundo.

    ResponderExcluir
  4. corinthians meu amOOOooorrr!!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post mas na hora errada.

    Ontem Ronaldo e cia levaram um chocolate histórico de Obina e cia.

    E ficou barato.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da crônica, Martinelli. Acho que há muito mais coisa para se preocupar do que o fato de o Ronaldo estar gordo ou não. Acho que o que importa é o fato de ele SER Ronaldo, independente das aparências. E que isso realmente deveria servir de exemplo para todos nós.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Estava eu hoje frustrada com as minhas imperfeições, quando eu li o seu blog. Fiquei pensando que todas as vezes que queremos provar algo, isto é, que somos perfeitos, acabamos sofrendo. Obrigada. Agora eu vou tomar um café, que eu adoro, e ser feliz.

    ResponderExcluir
  8. Kracker, perfeito!

    ResponderExcluir
  9. Entreouvindo torcedores:

    - Poxa, não deixam o Ronaldo em paz, hein?
    - Coitado, pois não é verdade, mano?
    - Imagine que já pegaram no pé, no calcanhar, no joelho...
    - E também na barriga, na costela e até no punho!
    - Onde vão querer pegar mais agora?
    - Mas ele já não ajudou o Timão a ganhar o Paulista e a Copa Brasil?
    - Ainda bem, pelo menos pararam de encher o saco, né?

    ResponderExcluir
  10. E eu digo mais: a cada jogo, a barriga do Ronaldo cresce mais.

    ResponderExcluir
  11. Mel, o próprio fato de ele entrar em campo com a barriga e superar essa "imperfeição" não é um happy ending paradoxalmente maior do que se ele estivesse na sua melhor forma? Hollywood tem armas complexas, meu caro!

    ResponderExcluir
  12. Cara!Como vc consegue isso hein? escrever bem sempre e me surpreender todas as vezes? muito legal! e olha que eu nem sou a maior fã do Ronaldo, mas isso não importa!
    p.s.como assim 14 leitores? meu nome tá nessa conta ai? posso naum comentar sempre mas leio tudo q vc escreve mesmo que tenha de me desdobrar para isso!agora são 15!rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Antonio Nevesagosto 13, 2009

    Kracker: o Melsinho escreve grandes textos, nao perco um, mas tocou num assunto do qual ele nao entende nada (branquelo da PUC...). Concordo com voce cem por cento, mas ja' cansamos de ensinar ao Piza o que seu texto "desenha" e ele (que tambe'm nao entende nada de futebol) insiste que Ronalducho e' fenomeno.
    O Mel Martinelli parece seguir o guru e tambe'm escreve sua bobageira.
    Seguimos aguentando, eles nao tem mode'stia.
    Abracos.

    ResponderExcluir
  14. como diz minha querida avó, tudo é motivo pra te colocarem pra baixo, desde a sua roupa até o seu cabelo. No caso dele é a barriga.

    ResponderExcluir
  15. O ronaldo é um cara muito sortudo, sempre que o vento tenta derruba-lo ele vem e levanta, sortudo? Não! Brasileiro...

    ResponderExcluir
  16. João Gouveiaagosto 15, 2009

    Hilário Mel, texto muito bom!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Tatiane Martinsagosto 15, 2009

    Muito lindo seu blog!

    E seus textos sao demasiados, vc é mesmo um anjinho. e todo mundo te fala isso!!! Queria te convidar pra tomar um café, ops Chá rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  18. Burocratico esse post, acho meio que levantando o ego do Ronaldo, nem parece que vc é Flamenguista!

    ResponderExcluir
  19. Perai, ele tem dinheiro e pode fazer varias...mais varias cirurgias!

    ResponderExcluir
  20. Brasileira!!!agosto 16, 2009

    Quando ele esta sumido todos buscam alguma forma de derrubalo. Mas ele é como nós Mel, brasileiro, e não desiste nunca!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Nuca vi tanto assunto assim por causa de uma barriguinha. ele nem é tão lindo.

    ResponderExcluir
  22. Por que a barriga do ronaldo, e não a vida do ronaldo? Ele tem mais historias do que qualquer escritor famoso.

    ResponderExcluir
  23. Ronaldo!!!!! Brilha muito no Corinthians Ronaldo!

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.