sexta-feira, 17 de julho de 2009

Como não?!

“Obrigado”, eu digo, recusando a xícara e, um pouco mais baixo, para evitar que a informação escape para além da minha mesa, alargando o diâmetro de minha infâmia, confesso: “eu não bebo café”.

O nobre amigo (ou amiga) que, como 99% das pessoas civilizadas, creio, gasta um bom quinhão de seus momentos sobre a Terra diante de uma xícara de café, não imagina a miríade de olhares que caem sobre mim, assim que assumo o meu, digamos, desvio. Vejo, por trás das pupilas dilatadas pelo susto, sentimentos tão vastos como a raiva e a compaixão, todos oriundos, acredito, da mais profunda incompreensão. “Como pode uma pessoa alfabetizada, de boa família, não tomar café?!”, pensam, entre um golinho e outro, sem chegar a nenhuma resposta.

Nós, os não bebedores de café, somos a escória da restrição alimentaria. Você pode não comer carne vermelha, não apreciar bebidas alcoólicas, pode até ser contra o açúcar refinado ou refrigerantes e, oferecendo explicações muito nobres, que vão do efeito-estufa à evolução de nossos sistema digestivo, ser perfeitamente aceito dentro da chamada “diversidade cultural”, mas àqueles que recusam uma xícara de café não existe tal benevolência, pois acreditam, os connoisseurs dos grãs torrados, que não se trata de gosto ou opção, mas de ignorância.

Tenho amigos do peito que, toda vez que saímos para jantar, insistem para que eu dê mais uma chance ao expresso ou capuccino de tal lugar. Não é que não gostemos, eles pensam, é que “não entendemos o café”. E, ah!, meus caros, como eu gostaria de compreendê-lo! Como eu adoraria passar tardes numas dessas mesas na calçada, tomando uma xícara, fazendo anotações num bloquinho, ou lendo um jornal, com a elegância de um filósofo francês. Eu concordo com meus acusadores. Vocês estão certos! Que literatura pode surgir diante de uma lata de Coca-light? Que lirismo existe na imagem de um homem tomando H2O, às três da tarde de uma terça-feira, no balcão da padaria? Que Simone de Beauvoir ou Maria Schneider pendurará sua capa de chuva na cadeira e estenderá um sorriso molhado a um sujeito que bebe uma Fanta-Uva? Light, ainda por cima.

Estou pensando em mudar de estratégia. Da próxima vez que recusar uma xícara e enfrentar a incompreensão da sociedade, vou dizer, sem pestanejar: “adoro café, mas fiz promessa. Só volto a beber no dia em que o Sarney não madar mais nesse país.” Como sabem os que bebem e não bebem café, não terei que aceitar a xicrinha tão cedo.

10 comentários:

  1. Maria Paivajulho 17, 2009

    Nossa, encontrei alguém que sofre da mesma discriminação que eu. É horrível ser metralhada por olhares quando recusamos uma simples xícara da tal bebida, mas o pior mesmo é quando o café é oferecido por um anfitrião, numa simples visita que você, humildemente veio a fazer, mas que nesse momento se arrepende amargamente, pois até a amizade é colocada em prova pela recusa da xícara de café. Acho que vou adotar a opção da promessa, quem sabe assim receberei olhares mais complacentes....rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. sei como é... eu também não bebo café - o que no meu ex-trabalho era chamado de (heresia) o chope corporativo.

    ResponderExcluir
  3. hahaa adorei.
    faço parte do time, e de tanto receber olhares tortos, resolvi chutar o pau da barraca: peço café, mas sem cafeína. mais ou menos dizendo: é isso mesmo, não to nem aí.
    pra piorar, quando meu instinto misantropo está mais aguçado ainda, peço café sem cafeína com leite sem lactose! hahahahaa (risada sinistra). basicamente, as pessoas saem de perto... `as vezes é tudo o que eu quero! :-)

    ResponderExcluir
  4. hahahahaha! ri muito desse texto.
    bom, eu não bebia café há uns anos e enfrentava os mesmos olhares. hoje eu bebo só de manhã, não amo café. é só pra acordar!

    ResponderExcluir
  5. É porque vocês nunca colocaram uma chicará de café saindo aquela fumacinha de frente para o sol nascente, irão verificar a beleza do café e o seu sabor no ar.
    Não discrimino quem não toma café, cada um com os seus pecados.
    Aquele cheirinho tem hora que faz uma falta danada.
    Não gosto de cafés de máquinas expresso.
    Sou muito ainda do café da vovó, com coador de pano, mechido o pó com a água fervendo num caneco de aluminio.
    E tem mais esses cafés empacotado, eu até bebo, mas não tem gosto, o bom mesmo é aquele torrado lá no quintal, moido na hora.
    Tem coisas que só o cheiro já satisfaz, um café feito é uma delas.
    Prata se eu não tomar um xicará de café ao levantar o meu dia vai ser uma m...
    É igual passar a noite sem dar uma, nem que seja tipo coelho.
    Esses capuchino não tenho palpite nenhum por eles.
    Café com leite no meio da tarde é bebida pra ninguém botar defeito, ainda mais nesse frio de Curitiba.
    Agora vocês querem ver ficar gostoso, café com leite, pão quente feito na hora com manteiga, não margarinha, ou ainda com um pedaço de queijo caipira, não de laticinio feito na mão.
    O café ou você mistura ele com leite ou toma puro com açucar ou pouco adoçante.
    Com outros ingredientes perde o gosto.

    ResponderExcluir
  6. Carlos Henrique do Carmo Santosjulho 17, 2009

    Engano seu, grandes idéias, prazeres,encontros, meditações, grandes sacadas e tudo mais de bom ou de ruim, onde anônimos ou celebridades podem desfrutar bebendo o que bem intenderem. O que falta é a tal da personalidade que me parece falta em você, fazer isso ou aquilo, beber isso ou aquilo, vestir-se dessa ou daquela roupa sem ir atrás de modismo ou da opinião dos outros isso é para poucos. Ter personalidade de falar ao mundo que não gosta disso, não gosta daquilo, ou não bebo isso, ou não fumo isso. Isso meu brother não tem jeito, isso se chama PERSONALIDADE !!.
    p.s: Melhora seus posts, estão totalmente adulto, e há um certo conflito de ideais.

    ResponderExcluir
  7. Então acho que eu estou relamente tendo um conflito de ideais, mas o blog comédia é o "Entre Sapos e Príncipes", esse é mas relevado. Ok! Mas obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  8. Confesso que até eu fiquei assustada com tal revelação, reproduzo esse preconceito!

    ResponderExcluir
  9. Ih, Mel, promessa por promessa, não seria mais seguro você condicionar voltar a beber café no dia em que a Dilma completar o mestrado dela na Unicamp?

    ResponderExcluir
  10. Compreendo perfeitamente quem não gosta de café.
    É estranho diante de tantas pessoas pois café anima, acalma ,relaxa...
    Café não depende do clima ,da ocasião...ele combina com tudo!

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.