sexta-feira, 15 de maio de 2009

Passado Presente

Se eu pudesse voltar no passado, esse sentimento de culpa não me consumiria tanto assim ... eu teria ouvido mais vezes as suas histórias, eu teria perguntado o que você sentiu quando a conheceu, eu teria olhado mais vezes dentro do seu olhar e eu teria encostado minha cabeça no seu ombro procurando um conforto.

Se me dissessem que o futuro seria tão incerto e tão maldoso assim, eu teria prestado mais atenção nas batidas do seu coração. Parece que esqueceram de me ensinar como é que a gente enfrenta as tempestades em tardes de verão.
Se eu pudesse voltar no passado, eu teria me prevenido comprando remos para não naufragar com esse sentimento de dúvida. Eu teria me embriagado com as suas lembranças e com esse seu jeito de sol, de iluminar meus sonhos e apostar todas as fichas na minha confiança!
Agora no futuro, eu só tenho medo de que meu presente nunca mais possa ser passado. A incerteza entra pela minha alma se depositando no fundo do meu estômago vazio, do meu coração ausente, da minha esperança esvaída.

Eu sei que isso nunca vai voltar e que me resta é só saudade me consumindo a alma. Saudades daquilo que nunca aconteceu e o medo de que não possa acontecer. A verdade é que sentir saudades é a prova viva que o passado significou muito. E o meu passado quer criar asas e voar novamente, mesmo que seja por alguns minutos, o meu passado quer virar presente.

...Se eu pudesse voltar atrás.

Já pensei tanto nisso... seu eu pudesse, voltaria para aquele dia em que briguei com você porque o almoço não estava pronto, lembra? Agora percebo que eu, como você, estava frustrada com a vida, e tinha raiva da sua idade, e dessa doença invisível que te levava para longe de mim.

Curioso é que, até hoje, não me arrependo dos meses que fiquei sem lhe dirigir a palavra--você sabe que estava errada. Mas, naquele dia, na cozinha, quando vi o frango completamente cru por dentro, não me toquei que a comida mal-feita era sua melhor tentativa de superar suas dificuldades.Vó, me perdoa? Eu saí batendo porta e larguei você à própria sorte, sem nem reconhecer o esforço que fez por mim. Imagino o tamanho do sofrimento que te causei e, por isso, ainda não consegui me perdoar.

Me dói muito escrever este texto, porque a mágoa aqui dentro não vai embora, embora você já tenha ido. Você sabe que posso ser muito insensível, e não gosto de ser assim. O que eu queria mesmo era que o passado me ensinasse a agir diferente no futuro. Mas, infelizmente, eu sou cabeça-dura, e isso você também sabe.

4 comentários:

  1. as veses sonho tbm em voltar ao passado! seria ótimo né?

    ResponderExcluir
  2. Mel, adoro teu blog! Continue escrevendo assim e sempre!

    ResponderExcluir
  3. Lindo esse post sobre voltar ao passado, realmente nem tudo dá pra gente fazer! bjs...

    ResponderExcluir
  4. Ah! se eu pudesse... faria tudo de novo sem medo de ser feliz! Não queria voltar pra tentar concertar algum erro.

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.