quarta-feira, 18 de março de 2009

O que você está ouvindo?

Todos os dias, onde quer que estejamos, somos bombardeados por diversos estilos musicais, que podem, ou não, nos agradar, sendo isso uma questão de gosto. A poesia e a melodia nem sempre estarão em sintonia, mas isso não impede do som ser chamado de música.
São vários os estilos, e muitas as definições dadas para cada canção escutada. Dentre os mais conhecidos está o Sertanejo, o Pagode, o Funk, o Clássico, o Rock e suas tantas variações. O diferencial de cada um, está na melodia e o que ela gera naqueles que a ouvem. Alguns gostam mais de um estilo, e, de outros não; existem aqueles que não suportam ouvir certa música, e, os que defendem de corpo e alma determinado som. Sorte haver essa diferenciação de gostos musicais.
Infelizmente, a qualidade da música vem caindo em decadência ao passar dos anos, não estou aqui para defender ou julgar, mesmo tendo minhas preferências não é esse meu objetivo no momento, o caso em discussão é a influência que a música pode exercer em nossas vidas.????Ao sintonizarmos alguma rádio, podemos perceber que as letras por trás de cada música nem sempre tem alguma mensagem para nos passar, os músicos se preocupam muito mais com lucros do que com qualidade, esquecem do que poderiam estar mudando e dão valor ao que estão lucrando. Até certo ponto estão certos, não da pra viver de belas palavras, a questão é a seguinte: Onde foram parar os músicos que faziam à diferença em tempos passados, que mostravam suas idéias e incentivavam pessoas a buscar mudanças, nem que fosse apenas a suas próprias vidas?
Mesmo não estando presente nessa época, acredito que ainda hoje esses artistas existam, o problema é o reconhecimento. As rádios mais famosas atendem aos pedidos da maior parte da população, e aqueles cantores, aquelas bandas que não entram nos pedidos da massa são esquecidos e deixados de lado. E ai se perde a qualidade.
Existem mensagens por trás de canções, que podem te influenciar ao fazer algo melhor, a tornar uma relação mais confortável e também a fazer o contrário, é, tudo tem seu lado bom e ruim, não se pode esperar a perfeição em tudo que deseja.
A minha recomendação, é que procurem ouvir outros estilos musicais, não se prendam ao que lhes foi dado de bandeja, gaste um pouco de seu tempo procurando novas bandas, mas de estilos diferentes do que já costuma ouvir. Deixe de lado o "chão, chão, chão", a "boquinha da garrafa" e o "segura peão". Procure fazer bem aos seus ouvidos, é sua essa opção.

Todos nós possuímos diferentes preferências, sejam elas quais forem. Deixar a mente aberta para possíveis “novos sons” é o que importa. É claro que se estamos apegados a algo, não costuma ser nada fácil aceitar certos estilos. Tenho meus gostos também, e acho inaceitável os chamados “ecléticos”. Ouço sempre qualquer trabalho que me chegue aos ouvidos antes de "achar coisas". Tente curtir um novo som, e, boa sorte. Até Breve!

2 comentários:

  1. Texto muito bom... verdade seja dita ninguém merece esse bombardeio de musicas que não prestam...

    ResponderExcluir
  2. Musica é umas das perfeições que o criador criou, e as pessoas estragam... tens razão perfeito texto.

    ResponderExcluir

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.