segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Cristianismo: o jogo de xadrez.

O jovem disse ao pastor do seminário:
- Bem que eu gostaria de ser um discípulo, mas nada aprendi de importante na vida. Tudo que meu pai me ensinou foi jogar xadrez, que não serve para iluminação. Além do mais, aprendi que qualquer jogo é um pecado.
- Pode ser um pecado, mas também pode ser uma diversão, e quem sabe este seminário não está precisando de um pouco de ambos? - Foi a resposta.
O Pastor pediu um tabuleiro de xadez, chamou um seminarista, e mandou-o jogar com o rapaz.
Mas antes de a partida começar, acrescentou:
-Embora precisemos de diversão, não podemos permirtir que todo mundo fique jogando xadez. Então, teremos apenas o melhor dos jogadores aqui. Se nosso seminárista perder, ele sairá do seminário, e abrirá uma vaga para você.
O Pastor fala sério. O rapaz sentiu que jogava por sua vida, e suou frio. O tabuleiro tornou-se o centro do mundo.
O seminárista começou a perder. O rapaz atacou, mas então viu o olhar de santidade do outro. A partir desse momento, começou a jogar errado de propósito. Afinal de contas, preferia perder, porque o seminarista podia ser mais útil no mundo.
Derrepente, o pastor jogou o tabuleiro no chão.
- Você aprendeu muito mais do que lhe ensinaram - disse. - Concentrou-se o suficiente para vencer, foi capazde lutar pelo que desejava. Em seguida, teve compaixão e disposição para sacrificar-se em nome de uma nobre causa. Seja bem-vindo ao seminário, porque sabe equilibrar a disciplina com a misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão rejeitados comentários que desrespeitem o dono do Blog, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do post.